Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 28 de maio de 2022 - 14:00h
Maio Vermelho: Governo realiza tratamento de pacientes com câncer de boca
Mês de conscientização alerta para o câncer bucal, que atinge cerca de 15 mil pessoas por ano.
Por:
Foto: Arquivo SESA
Segundo o INCA, o Brasil é o terceiro país com o maior número de ocorrências.

O Maio Vermelho é dedicado para conscientização, prevenção e luta contra o câncer bucal. No Amapá, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é responsável por realizar o tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença.

O gerente administrativo do CEO, George Araújo, explica como funciona o serviço no local.

"O CEO realiza o diagnóstico de câncer bucal. Após a realização de exames e os resultados diagnosticando câncer, o paciente é encaminhado a UNACON, para dar prosseguimento ao tratamento", explicou George.

Este tipo de câncer é mais frequente entre indivíduos do sexo masculino e com idade superior aos 50 anos, entretanto há um constante crescimento no número de casos entre mulheres e jovens.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil é o terceiro país com o maior número de ocorrências, atingindo a marca de 15 mil casos por ano, tendo um aumento de 225% nos últimos 20 anos, dessas ocasiões, 90% estão ligados ao consumo de álcool e fumo.

A cirurgiã dentista, Thaís Picanço, explica como funciona o processo para quem necessita do tratamento.

"O paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde para ser avaliado pelo cirurgião dentista, assim, esse profissional encaminhará o paciente para o Estamologista que vai avaliar e orientar o paciente de acordo com a lesão que ele encontrar, se houver necessidade, ele faz a biópsia, caso o resultado seja positivo para câncer, o paciente procura a Unacom para ser dado prosseguimento ao tratamento", explicou a doutora.

Este tipo de câncer geralmente é descoberto tardiamente, mas pode ser diagnosticado no seu início. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar atentos a sinais de lesões na boca e garganta e realizar um diagnóstico bucal com um profissional de saúde ao menos uma vez ao ano.

A cirurgiã também informa como se prevenir de qualquer risco de contrair o câncer de boca.

"Evitar o fumo e consumo de bebidas alcoólicas, não executar relações sexuais sem preservativo e preservar a exposição excessiva ao sol são as principais formas, mas também é necessário manter a saúde bocal com consultas regulares ao dentista", afirmou Thaís.

O CEO fica localizado na Avenida Duque de Caxias, próximo ao Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima (Hcal), e para a realização da consulta é necessário o encaminhamento do médico, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá