Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 29 de abril de 2022 - 16:23h
Empresa de geração de energia apresenta projeto com intenção de se instalar no Amapá
A proposta foi apresentada ao Comitê de Recepção e Acompanhamento de Projetos Econômicos Estratégicos do Estado do Amapá, que irá conduzir o processo.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão
O encontro aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá.

Na tarde desta quarta, 27, representantes do Comitê de Recepção e Acompanhamento de Projetos Econômicos Estratégicos do Estado, reuniram-se para conhecer o projeto da empresa Evolution Power Partiners S.A, que manifestou interessem em implantar duas usinas termelétricas em ciclo combinado de gás natural no Amapá.

O encontro aconteceu no auditório da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), e durante a reunião, os representantes das pastas estaduais e os empresários discutiram acerca das bases documentais específicas de cada setor e o cumprimento de prazo para o tramite do processo.

De acordo com o documento formalizado junto à Agência Amapá, a empresa tem interesse em assinar protocolo de intenções com o Governo do Estado. E buscam também, incentivos fiscais e apoio técnico no que desrespeito ao processo de licenciamento ambiental.

Segundo o Diretor- Presidente da Agência Amapá, Joselito Abrantes, a reunião foi provocada como forma de cumprir com a finalidade do comitê, que tem o papel de recepcionar e avaliar, de forma mais célere cada projeto.

“São projetos significativos para o Desenvolvimento Econômico do Estado, por isso é necessário trazer para dentro do comitê, para em um único encontro, todas as pastas afins conheçam o projeto e cada uma já faz as suas ponderações sobre as questões burocráticas e assim, otimizamos o tempo que seria gasto com a ida do empresário a cada órgão”, ressaltou o Presidente.


De acordo com Elizeu Campos, Diretor Executivo da empresa, o projeto está avaliado em cerca de 3 bilhões de reais, para investimento na usina de geração de energia e o terminal de gás.

Sobre a fase de construção do projeto, Campos apontou que serão gerados de 700 a 1500 empregos diretos e mais, cerca de 2 mil empregos indiretos. O executivo também explicou razão do Amapá ser escolhido para a expansão da empresa.

“O Amapá tem uma localização privilegiada do ponto de vista logístico, na entrada do rio, muito próximo da oferta de gás liquefeito de todo mercado, está na rota dos navios, ou seja, é um Estado muito bem posicionado e aliado a isso, o governo tem uma Agência para recepcionar grandes empreendimentos e dar todo o apoio técnico para acompanhamento dos gargalos, e isso é muito importante. Ficamos gratos pela acolhida”, pontuou Campos.

Participaram da reunião representantes de órgãos estaduais como Seplan, Sema, Agência Amapá, além do representante da Empresa Evolution Power Partiners S.A e BEP Brazilian Energy participações S.A.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá