Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 28 de fevereiro de 2017 - 22:54h
Sims desenvolve campanha contra a exploração sexual infantil no bloco A Banda
Em 2016 o Amapá recebeu 183 denúncias de violências praticadas contra crianças e adolescentes.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro
Brenda Ribeiro aprovou a iniciativa da campanha e destacou a importância em denunciar casos de abusos de violência sexual infantil

A estudante Brenda Ribeiro, de 18 anos de idade, moradora do bairro Perpétuo Socorro, foi uma das pessoas abordadas por servidores da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims) durante o percurso do bloco A Banda, pelas ruas e avenidas de Macapá. A campanha, que visa alertar sobre a preocupação com os casos de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes, chamou atenção da estudante.

"No bairro em que eu moro sempre escuto falar sobre casos de abusos e, às vezes, quem sofre disso, por medo, não chega nem a denunciar. Esse tipo de campanha é muito importante para a sociedade e incentiva essas pessoas que sofrem desses atos a deixarem o medo de lado e a realizarem denúncias nas delegacias", comentou a jovem, ressaltando a importância da campanha que recebeu apoio da Rede Abraça-Me.

A campanha contou com a colaboração de representantes de vários órgãos e instituições, como os Conselhos Tutelares, Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Contra Criança e Adolescentes (DERCCA), secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ministério Público Estadual, Juizado da Infância e da Juventude, entre outros.

"A blitz que fizemos na Banda foi para alertamos sobre os riscos e cuidados que esses jovens devem tomar em relação a essa problemática que assola não somente o estado, mas também todo país. Orientar e conscientizar são um papel que todos nós devemos fazer", disse Paulenice Silveira, gerente do Núcleo de Proteção Especial da Sims, que anunciou a realização de outras campanhas ao longo do primeiro semestre deste ano, em instituições de ensino da rede estadual.

Dados

Em 2016, segundo dados do Ministério Público, o Amapá recebeu 183 denúncias de violências praticadas contra crianças e adolescentes. Em 2015, a média de denúncias recebidas foi de 245 contabilizadas pelo Disque 100.

Outros dados apontam ainda que o município de Macapá detém 63,39% das denúncias, seguido dos municípios de Santana com 16,39%, Laranjal do Jari 7,10% e Mazagão 2,73%.

As denúncias de violência contra crianças e adolescentes podem ser feitas também através dos Conselhos Tutelares Zona Norte, pelo número 99188-1399, e Zona Sul, por meio dos numeros 99145-2016 e 9?8807-3654.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá