quinta, 28 de fevereiro de 2019 - 12:29h
Caesa realiza mutirão de corte do fornecimento de água de principais devedores
Medida faz parte do conjunto de estratégias para combater o alto índice de inadimplência, que chega a 60%. Usuário inadimplente pode ter nome negativado.
Foto: Caesa
Esta é uma ação contínua e ocorrerá em diversos pontos da cidade

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) inicia nesta quinta-feira, 28, uma ação de corte do fornecimento de água em residências e estabelecimentos dos principais devedores na cidade de Macapá. O trabalho faz parte do conjunto de estratégias adotadas para combater o alto índice de inadimplência, que chega a 60%. Além de ter o serviço suspenso, o usuário corre o risco de ter o nome negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

De acordo com a diretora comercial, Magaly Xavier, esta é uma ação contínua e ocorrerá em diversos pontos da cidade, mas concentrando-se na área central, onde há o maior número de devedores. O levantamento inclui tanto os que buscaram a negociação ou não. “Nestes casos, a média de débitos é de R$ 40 mil a R$ 70 mil. O usuário que se encontra nesta situação, vai precisar vir negociar conosco e, a partir do que for acordado vamos retomar com a religação”, alertou.

Magali destacou que a Caesa tem oferecido condições para estimular o usuário inadimplente a fazer negociação, realizando mutirões em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), com oferta de condições de parcelamento e redução de juros equivalentes ao débito. “Infelizmente, a procura ainda é baixa e nos obriga a tomar decisões mais drásticas como a judicialização do valor devido, o corte e, agora, vamos de fato negativar o usuário inadimplente até que ele busque nosso atendimento para se regularizar”, avisou.

Inadimplência

A diretoria comercial da Companhia estima que a taxa de inadimplência nos últimos anos chega a 60%. Mensalmente, a companhia deixa de arrecadar R$ 2 milhões referentes ao não pagamento da fatura de água, o que representa uma perda anual de R$ 24 milhões.

De acordo com o diretor-técnico da Caesa, João Paulo Monteiro, esse problema afeta a entrada de recursos em caixa para arcar com melhorias na distribuição. “Os serviços essenciais ficam comprometidos de alguma forma quando o usuário deixa de pagar o débito. Isso se reflete nos problemas em nossas bombas, em vazamentos e outras situações que causam transtornos. Por este motivo, estamos atuando mais efetivamente para diminuir os índices da inadimplência”, alertou.

Parcerias

Paralelo à campanha de negociação de débitos, o Governo do Amapá com apoio do governo federal investe em importantes obras para melhorar o serviço. É o caso da ampliação da Estação de Tratamento de Água Metropolitana da capital e, do Centro de Reservação da zona norte, programadas para serem inauguradas ainda neste primeiro trimestre.

Além dessas obras, existem projetos voltados para a ampliação da rede de abastecimento de água na zona oeste de Macapá e, estudos de concepção da rede de esgoto na capital e no município de Santana.

No interior, a Caesa tem feito parcerias por meio de cooperações técnicas com as prefeituras. Entre as ações, está a elaboração de projetos de ampliação dos sistemas de abastecimentos e ampliação da rede de água, via administração direta da Companhia.

Informações

A Caesa alerta aos usuários com débitos em aberto, que procurem o atendimento no Escritório Central ou nos postos de atendimento da Rede Super Fácil. A consulta de débitos e emissão de segunda via da fatura do consumo de água pode ser acessada pelo site da Caesa no endereço www.caesa.ap.gov.br ou através da ouvidoria pelo número 98801-3947. A consulta ocorre via número de matrícula e/ou CPF do usuário.