segunda, 28 de janeiro de 2019 - 16:24h
Nota de Esclarecimento – Marcação de consultas online
Sistema Nacional de Regulação ficou fora do ar e o agendamento não pôde ser realizado nesta segunda-feira, 28, por parte da Prefeitura de Macapá.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece que descentralizou a marcação de consultas médicas especializadas nos 16 municípios, desde abril de 2018. Na capital Macapá, o novo modelo de agendamento está em vigor desde o dia 26 de dezembro. A gerência dos agendamentos cabe às prefeituras de cada município, nos polos que foram previamente definidos, e o Estado delimita a oferta de vagas em cada especialidade.

Em Macapá, a marcação de consultas online ocorre em quatro unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) Super Fácil: Beirol, Buritizal, zona norte e zona oeste. Os usuários podem procurar os boxes do Sistema Único de Saúde (SUS) para agendar.

O agendamento das consultas médicas é feito através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), de responsabilidade do Ministério da Saúde. As marcações de consultas para o mês de fevereiro foram liberadas desde o dia 25 de janeiro, nas unidades do Super Fácil.

Mas, o Sisreg ficou fora do ar nesta segunda-feira, 28, não sendo possível o atendimento dos usuários por parte das equipes disponibilizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Macapá, nas unidades do Super Fácil.

Tão logo, o Sistema Nacional de Regulação for liberado pelo Ministério da Saúde, o agendamento das consultas voltará ao normal.