domingo, 27 de novembro de 2016 - 16:01h
Corrida de rua encerra programação de aniversário de 41 anos da PM
Na 2ª edição da corrida, foram 1.700 competidores, entre policiais militares e a comunidade em geral. Evento premiou 11 categorias nos percursos de 10Km e 5km.
Foto: Alex Silveira
Corredores profissionais e anônimos disputaram a prova, que fechou a programação de aniversário da PM

Acordar cedo não foi problema para os 1.700 inscritos na 2ª edição da corrida de rua em comemoração aos 41 anos da Polícia Militar do Estado do Amapá. O suor e cansaço deram lugar à superação e bem-estar. A prova ocorreu neste sábado, com largada às 6h, no quartel da PM.

A corrida foi dividida em dois percursos, um de 10km e outro de 5km, que deveriam ser cumpridos em, no máximo, duas horas. Dada a largada, os competidores saíram em busca do prêmio e de superação. Como o César Nery, que participou da primeira edição e este ano queria superar seu próprio recorde. “Ano passado o meu tempo foi de uma hora e dez minutos. Hoje, eu fiz em uma hora e cinco minutos. O cansaço é natural, mas feliz por cumprir a minha meta e ano que vem estarei aqui de novo”, prometeu.

Na disputa teve de tudo. Pessoas de todas as idades. Mãe empurrando o carrinho com o bebê, amiga segurando na mão da amiga para não desistir e ajudar a concluir o percurso. Teve gente que levou até torcida organizada. “Estou torcendo pela minha mãe”, disse Keliane Moura, de 8 anos.

A torcida deu certo, pois a Risonete Moura, mãe da Keliane conquistou o primeiro lugar na categoria ‘Comunidade Feminino 10Km’. Ambas estavam em um grupo com 100 pessoas entre corredores e torcedores e fizeram da disputa uma festa.

Para quem achou que só os amapaenses estavam na disputa, apareceu um paraense que levou o ouro na categoria ‘Cadeirante Masculino 10km’. “Saí do Pará para competir aqui. Fiquei sabendo da corrida pela internet e decidi me inscrever. Gostei do evento, muito organizado”, disse Rosivaldo Moraes.

Segundo o comandante Geral da PM, Coronel Carlos Souza, a prova virou tradição e faz parte do quadro de eventos da Polícia Militar, pois tornou-se a ‘Maior e mais segura’ corrida de rua do Amapá.  “Foi um trabalho de dedicação e preparo para realizar um evento de qualidade e com estrutura. É uma atividade saudável e que incentiva as pessoas a superarem seus obstáculos, além de aproximar a comunidade da PM”, disse.

A PM Adriane conta que se preparou bastante para a corrida, fundamental para conquistar o primeiro lugar na categoria ‘Geral Militar Feminino 10km’. “Muitos meses de preparação, treinando de segunda a segunda, às 5 da manhã, e estou feliz com esse resultado”, comemorou.

Premiação

Foram premiados com medalha, troféu e dinheiro os três primeiros lugares de cada categoria. Os valores entre R$ 200 e R$ 1.000, totalizando aproximadamente R$ 12 mil em prêmios. Também receberam medalha e troféu os três melhores tempos por faixa etária, masculino e feminino, em ambos os percursos.

Classificação das principais categorias:

Categoria: Geral Masculino Comunidade 10km

1º Adelson Alves