quarta, 27 de novembro de 2019 - 15:14h
Consórcio da Amazônia elabora propostas para Conferência Mundial de Mudanças Climáticas
Propostas são elaboradas no 19° Fórum de Governadores da Amazônia Legal iniciou nesta quarta-feira, 27, em São Luís, no Maranhão. Waldez Góes estará presente.
Foto: Bia Reis

Secretários e técnicos do Governo do Estado do Amapá iniciaram as atividades na programação do 19° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorre nos dias 27 e 28 de novembro, no hotel Grand São Luís e no Palácio dos Leões, na capital maranhense.

O evento reúne representantes dos nove estados que integram a Amazônia Legal. Entre os temas abordados estão os preparativos para a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas, a COP-25.

Nesta quarta-feira (27), a comitiva amapaense participou das Câmaras Técnicas, onde são discutidos temas das áreas: Comunicação Pública, Saúde, Segurança, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente, Educação e Administração.

Os debates são preparatórios para agenda do dia 28, quinta-feira, quando os nove governantes membros do Consórcio Interestadual se reunirão para formatar propostas conjuntas e convergentes – como de praxe nos Fóruns. O governador Waldez Góes tem confirmada a presença.

Além disso, foram discutidas alterações estatuais do Consórcio, com o objetivo de habilitá-lo para recebimento de recursos de agentes parceiros e também a participação do dispositivo na COP 25 e na Amazon Madri.

“O consórcio selecionou 11 projetos prioritários com recorte na sustentabilidade que serão levados para discussão e apresentação”, informou o controlador do Amapá, Joel Nogueira.

A programação prossegue durante a tarde com uma reunião conjunta do Conselho e Câmaras para apresentação dos trabalhos, encaminhamentos deliberações e elaboração da Carta de São Luiz, que serão apresentados aos governadores.

Créditos:

Bia Reis