Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 27 de julho de 2017 - 16:31h
Amapá integra discussões do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária
Evento reúne entidades de defesa agropecuária de todo o país para promover a permanente articulação entre os órgãos
Por:
Foto: Lílian Guimarães
O evento prossegue nesta sexta-feira, 28.

Os avanços e a defesa da agropecuária brasileira são pautas do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que se iniciou nesta quinta-feira, 27, em Rio Branco, no Acre. O Amapá está representado pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro).

Criado em 2000, o Fonesa reúne entidades de defesa agropecuária de todo o país e tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.     

Tuberculose, brucelose, trânsito animal, retirada da vacina contra aftosa, inspeção de carne, Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos, e sanidade avícola também estão na pauta dos debates.

O presidente da Diagro, José Renato Ribeiro, explica que o fórum oportuniza a discussão dos principais temas relacionados à agropecuária brasileira, buscando de forma coordenada apresentar proposições ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), visando o fortalecimento da defesa agropecuária do país.  

“O Amapá está representado e bastante ativo, o governo do Amapá, nos últimos meses, deu um salto de qualidade em todas as vertentes, principalmente na inspeção animal e no agronegócio, fortalecendo a economia e abrindo novos horizontes para o nosso Estado”, compartilhou José Renato.

Amapá

O setor de inspeção agropecuária tem ganhado destaque positivo, no último ano, pelos excelentes resultados alcançados no trabalho realizado contra a febre aftosa. A conscientização dos produtores na vacinação dos rebanhos é a principal delas, por isso, a Diagro se prepara para lançar a campanha anual de vacinação prevista para ocorrer de 15 de setembro a 15 de novembro.

Em 2016, o Amapá atingiu 95,6% da cobertura vacinal, superando a expectativa que era de 90%. A alta cobertura vacinal do ano passado, aliada ao trabalho em campo dos fiscais da Diagro, foram os pontos fundamentais para a mudança de status de alto para médio risco alcançado pelo Amapá, em maio deste ano.

Agora, o governo se prepara para subir mais um degrau. A expectativa é que até o dia 15 de agosto ocorra a oficialização da instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) certificando o Estado como área livre de aftosa com vacinação.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá