Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 27 de junho de 2022 - 21:04h
 Escola Bilíngue Marly Maria conquista o 1º lugar em Concurso Estadual de Cultura Francesa
Competição é destinada a escolas públicas da educação básica que trabalham a língua francesa no seu componente curricular.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Acervo Pessoal; Divulgação Seed
O concurso tem como objetivo fomentar a cultura francesa por meio de diferentes expressões artísticas.

A Escola Estadual Profª Marly Maria e Souza da Silva, no Conjunto Macapaba, zona norte da capital, venceu o Grand Concours Fête de La Musique. A competição é realizada pela Associação dos Professores de Francês do Amapá (Aprofap) para estimular a prática da língua e da cultura francesa por meio da dança, música, poesia e teatro. Podem participar escolas públicas do estado que lecionam o idioma do país europeu. 

Na disputa, a Marly Maria conquistou o primeiro lugar com a apresentação da música Une Femme Amoureuse, em homenagem à francofonia das Antilhas francesas e da Guiana Francesa. O evento ocorreu na quinta-feira, 23, no Centro Cultural A Banda, em Macapá. 

De acordo com a coordenadora linguística da escola, Ivanete Gomes, foi a oportunidade de envolver ainda mais os estudantes e seus familiares na cultura francesa que estimulou a escola a participar do concurso. 

“Queremos que o nosso projeto bilíngue seja reconhecido. Nossa participação nesse tipo de evento consegue deixar a comunidade escolar mais participativa e unificada nesse objetivo”,  a professora.

A estudante Dressielly Guimarães, de 11 anos, representante da escola no concurso,foi quem interpretou a música. Para ela, o prêmio é resultado de um esforço conjunto. 

“Meus professores se esforçaram muito para que minha apresentação fosse possível, então me sinto feliz por ter conquistado o primeiro lugar para nossa escola. É a melhor forma de agradecer a eles por toda ajuda”, relatou Dressielly.

Inaugurada em 2018, a Escola Marly Maria é a quarta do Brasil e a primeira do Amapá a ofertar disciplinas em português e francês. A unidade de ensino recebeu uma Smart TV como premiação.

 

 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá