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quinta, 11 de fevereiro de 2016 - 10:39h
Comunidades indígenas do Amapá tem calendário escolar diferenciado
Eles são atendidos por oito professores do Sistema de Organização Modular do Ensino Indígena.
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Para atender a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e outras normas que regulamentam a educação escolar indígena, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) está reforçando a logística das escolas nessas localidades. Nos suprimentos enviados estão livros, merenda escolar, materiais de limpeza, combustível, entre outros.

A comunidade indígena da etnia do Waiãpi, aldeia Aramirã, localizada no município de Pedra Branca do Amapari, recebeu no início do ano mais de 5 mil quilos de cargas variadas que vão beneficiar 349 alunos do ensino fundamental e médio. Eles são atendidos por oito professores do Sistema de Organização Modular do Ensino Indígena (Somei).

De acordo com a gerente do Núcleo de Educação Indígena (Nei), Rosilene Silva, o prosseguimento das aulas em janeiro faz parte das ações que garantem educação aos povos indígenas. “O cumprimento do calendário escolar leva em conta as especificidades e as diversidades regionais, como por exemplo, o hábito da roça, pesca e festividades. Seguimos a Lei, com um diálogo permanente com a comunidade afim de que a educação ocorra de acordo com a cultura de cada etnia”, destacou.

Ao todo, o Estado oferta educação escolar indígena a 9 etnias, sendo 4 em Oiapoque (Galibi Marworno, Galibi kalinã, PoloKur e Karipuna) com o início das aulas previsto para a próxima segunda-feira, 15 de fevereiro.

Para as etnias Apalai, Tiriyó, Waioma e Katxuiana que estão localizadas no Parque do Tumucumaque, o calendário escolar também terá início em fevereiro com a formalização dos contratos administrativos e formação dos professores.

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