Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 09 de fevereiro de 2016 - 10:25h
Com apoio do GTA, polícia garante segurança para 135 mil foliões na Banda
O Governo do Amapá garantiu a passagem do maior bloco de sujos do Estado, A Banda
Por:

O Governo do Amapá garantiu a passagem do maior bloco de sujos do Estado, A Banda, com um aparato composto por ambulâncias, viaturas policiais e equipamentos eletrônicos de monitoramento, nesta terça-feira de Carnaval.

Planejado há mais de um mês, o esquema de segurança, que distribuiu 660 militares entre policiais e bombeiros pelos cinco quilômetros do percurso, teve ainda o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) e de 90 integrantes da Guarda Municipal.

Até às 20h, o balanço parcial havia registrado apenas ocorrências de desentendimento entre os brincantes. Um jovem foi detido por incitação ao crime. Os atendimentos de socorro médico feitos pelos bombeiros, que levaram para às ruas 120 militares com apoio de duas ambulâncias e um carro de combate a incêndio, também foram considerados mínimos, até este horário. Apenas casos de mal estar por embriaguez haviam sido registados.

O comando da operação baseou-se em dados técnicos obtidos a partir de sobrevoos do GTA para estimar o público em 135 mil pessoas.

Este ano, a PM ampliou de cinco para sete os postos elevados, que abrigam militares com uma visão privilegiada da extensão do bloco, o que torna a vigilância mais eficiente para identificar ocorrências.

O esquema de segurança fez parte da Operação Carnaval Seguro, que mobilizou 1.912 militares para cobrir 125 eventos em todo o Estado. Foram usados 156 veículos, entre eles dois ônibus de monitoramento, bases móveis equipadas com câmeras de imagem em alta definição.

Após a chegada da Banda na dispersão, na praça Barão do Rio Branco, por volta de 20h, parte do policiamento se espalhou por toda a extensão a orla, onde a maioria dos brincantes costuma ocupar após ao final da passagem do bloco. Os 540 agentes de segurança da PM, efetivo empregado especificamente na Banda, permanecerão em atividade até às 23h. Após este horário, as ocorrências não são mais consideradas relacionadas ao evento.

O balanço final da Banda, bem como todos os números do Carnaval, serão divulgados na quinta-feira, 11, pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá