terça, 16 de fevereiro de 2016 - 09:37h
Amapá terá novo sistema integrado de dados sobre a educação
O SIGeduc foi formatado para auxiliar e facilitar a gestão administrativa dos órgãos públicos

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 16, no Teatro das Bacabeiras, o lançamento do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). Participaram do evento técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), diretores escolares e representantes da empresa SIG Software e Consultoria em TI do Rio Grande do Norte.

O sistema é um portal de acesso público e uma ferramenta de comunicação entre a rede de ensino e a sociedade. O SIGeduc foi formatado para auxiliar e facilitar a gestão administrativa e serviços como matrícula on line para novos alunos, renovação de matrícula, transferências, acesso aos dados escolares, mapa georreferenciado com a localização das escolas, diário de classe, transporte escolar, merenda, entre outros.

Outra novidade do Sistema é o Sigeduc Mobile que vai permitir que professores e alunos possam ter acessos através de tabletes, smartphones e outros, além de um módulo que vai abranger a ouvidoria.

De acordo Gleydson Lima, diretor de Tecnologia e Informação e Inovação da SIG, a palavra chave do sistema é integração, permitindo o trabalho com os dados de todas as escolas do Estado do Amapá, e possibilitando o monitoramento dos indicadores e a eliminação de possíveis dados dispersos e problemas técnicos. “Vivemos na sociedade da informação e atualmente não é possível tomarmos boas decisões sem uma base de dados para traçarmos políticas públicas através dos indicadores. A vantagem do Sistema é trazer um dado confiável com a corresponsabilidade dos usuários do Sistema”, afirmou Gleydson Lima.

Adesão

Para aderir ao novo sistema, foi montado um grupo técnico que envolveu os servidores da Seed e do Prodap, responsáveis pela pesquisa de soluções.

A empresa SiG  está presente em 17 Estados e no Amapá o mesmo sistema já vem sendo usado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). O sistema foi financiado pelo Mec com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, essa é uma ferramenta tecnológica que precisa do apoio de todos, principalmente dos gestores escolares que serão também alimentadores do Sigeduc. “O sistema detectará a informação no momento dos casos de evasão escolar, oferta de vagas e todos os demais módulos disponíveis. É um momento histórico de integração de gestão. Neste sentido, agradeço a disposição de todos rumo a uma educação de qualidade”, destacou Medeiros.

Cronograma

A Seed está com um cronograma definido. Nesta primeira fase de implantação vai ocorrer o treinamento dos usuários do sistema e a partir do mês de abril iniciará o uso no ambiente de produção.

Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Estado de Desenvolvimento das Cidades, Alcyr Matos, no ato representando o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, líder do governo na Assembleia Legislativa, Deputado Ericlaudio, diretor presidente do Prodap, Lutiano Costa e o coordenador da equipe gestora do SIGEduc  no Amapá, Asdrubal Guedes.