Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 27 de março de 2019 - 14:14h
Imprensa Oficial: 74 anos de transparência dos atos da administração pública
Responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado, órgão foi criado em 1945; Imprensa Oficial experimentou a transição do impresso para o virtual.
Por:
Foto: Netto Lacerda / Secom
Secretaria de Administração promoveu um cafe da manhã para comemorar aniversário da Imprensa Oficial

A Imprensa Oficial do Amapá, responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado, completa 74 anos de funcionamento. Para celebrar a data, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) promoveu nesta quarta-feira, 27, um café da manhã com a oferta de serviços de saúde para os servidores que fazem parte dessa história.

Criada em 1945, a Imprensa Oficial usava a tipografia para confeccionar suas primeiras publicações. Com o tempo, o processo foi se modernizando conforme os avanços tecnológicos, até chegar à sua completa digitalização.

A visão da história

Sebastião Ataíde, 70 anos, trabalha na Imprensa Oficial desde 1973. Ele conta que antigamente o setor fazia a publicação de jornais informativos sobre as ações realizadas pelo Governo do Amapá. Posteriormente, passou a produzir o Diário Oficial, com publicações oficiais sobre a administração pública estadual.

“A publicação sempre foi um instrumento que garante transparência em nome do interesse público, daí a importância da imprensa oficial para esse fim”, enfatizou Ataíde.

Outro servidor, Raimundo Nazaré Tavares, 68 anos, lembrou que antes, a produção do Diário Oficial era muito mais trabalhosa e que os avanços em tecnologia otimizaram as tarefas do setor.

“Tivemos vários avanços na produção e na publicação. Hoje, com a digitalização, conseguimos fazer o diário em um tempo muito menor”, afirmou Tavares.

A secretária de Estado da Administração, Suelem Amoras, destacou que o próximo passo será resgatar e catalogar a história da Imprensa Oficial. “Poucas pessoas conhecem a história da Imprensa Oficial e o trabalho executado por esse setor. Então, precisamos resgatar e registrar essa história através de publicações e exposições”, frisou a gestora.

Digitalização

O Governo do Amapá iniciou em 2018 a publicação do Diário Oficial em formato eletrônico. A mudança busca, além de diminuir os custos, facilitar o acesso e preservá-lo em um ambiente virtual. O novo método de publicação possibilita a organização de todas as informações do governo do Estado, publicadas no Diário Oficial, no ambiente virtual.

Além disso, já está ocorrendo um processo de digitalização do acervo existente que conta com documentos históricos, como a primeira divulgação dos atos do Poder Executivo, que ocorreu no dia 19 de março de 1945.

Redução de Gastos

Com a digitalização, a Secretaria de Administração economizou R$ 1 milhão na produção e distribuição do Diário Oficial do Estado. O fim da edição impressa poupou gastos com papel e manutenção de maquinário, além dos custos para distribuição.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Netto Lacerda/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá