terça, 28 de janeiro de 2020 - 15:39h
Convênios com Estado possibilitam melhorias para a população do município de Amapá
São mais de R$ 3 milhões para reforma da orla com construção do muro de arrimo, iluminação pública e instalação de placas de sinalização.
Foto: Kleber Nasper
Com o convênio, no valor de R$ 2.786.625,16, a orla do município de Amapá será recuperada e urbanizada.

Em 2019, o Governo do Estado do Amapá firmou três convênios com a Prefeitura de Amapá para a execução de obras prioritárias para o município, apontadas pelo executivo municipal. As obras iniciam este ano e beneficiarão os mais de 21 mil habitantes da região.

São mais de R$ 3 milhões em investimentos. De acordo com o arquiteto da Prefeitura de Amapá, Vinicius Costa, o acesso aos recursos só foi possível por meio do trabalho desenvolvido pela secretaria de Desenvolvimento das Cidades.

“Identificamos as necessidades dos nossos municípios e com o auxílio da equipe da SDC, que fez o acompanhamento desde projeto até a execução da proposta, acessarmos esses recursos”, informou Costa.

O pintor, Aldenir Silva, que mora em Amapá há 17 anos, está otimista com o desenvolvimento do município. Para ele, as obras vão melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Estamos precisando desses investimentos. A iluminação pública, a sinalização da nossa cidade. Queremos andar com segurança e ter a nossa orla de volta para passear. Estou ansioso para ver finalizada, pois será uma grande alegria pra gente”, afirmou.

• Orla

Com a queda do muro de arrimo da orla de Amapá, os pescadores enfrentam dificuldades, pois era no local que atracavam as embarcações e escoavam o pescado. Os moradores também foram prejudicados, devido a ausência do espaço de lazer. Com o convênio, no valor de R$ 2.786.625,16, a orla do município será recuperada e urbanizada, devolvendo o ponto turístico para a população, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. Para minimizar os impactos ambientais, será construído um novo muro de arrimo.

• Placas de sinalização

Outra dificuldade do município é a ausência de identificação de ruas e avenidas. O investimetno de R$ 71.318,88 é para instalação de placas de identificação e pela primeira vez de sinalização dos pontos turísticos do município, como a Base Aérea: área militar de apoio aos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

• Iluminação pública

Convênio no valor de R$ 400 mil possibilitará a instalação de mais de 400 lâmpadas de leds na zona urbana e rural da cidade. Todo o parque de iluminação será revitalizado para deixar a cidade, que há mais de seis anos não tem reparos, iluminada e com mais segurança para a população. A empresa que executará a revitalização já recebeu a ordem de serviço.

Créditos:

Kleber Nasper