terça, 26 de dezembro de 2017 - 14:21h
Super Fácil realiza mais de 4 milhões de atendimentos em 2017
Serviços alcançaram aproximadamente 3,2 milhões de cidadãos nas 11 unidades do órgão espalhadas pelo Estado.
As unidades do Super Fácil oferecem cerca de 250 tipos de serviços à população

O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC/Super Fácil) completou 15 anos de existência e de prestação de serviços à sociedade amapaense. De acorco com a direção da instituição, o balanço deste ano superou todas as expectativas. De janeiro a novembro de 2017, foram realizados mais de 4 milhões de atendimentos, alcançando aproximadamente 3,2 milhões de cidadãos em todo o estado.

Segundo a diretora de atendimento, Marciane Santo, este ano foram trabalhados alguns pontos que apresentavam deficiência, como a retomada de serviços que estavam inativos e a busca de novas parcerias com órgãos importantes para população.

Para alcançar a meta de atendimento de excelência, a  Superintendência do Pague Fácil, por exemplo, disponibilizou mais funcionários, visando diminuir o tempo de espera do usuário. Com essa medida, o atendimento ficou mais célere e eficiente.

Os serviços da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) foram reativados na Unidade Beirol, com o objetivo de dar suporte ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria da Receita Estadual, evitando, a grande aglomeração de usuários e fazendo a distribuição de usuários para os órgãos.

Outra medida adotada foi a volta da integralidade dos serviços dos Correios. Depois de tratativas entre o Siac e o Correios, os serviços voltaram a funcionar integralmente.

Este ano, os serviços do Super Fácil Juventude, voltados a atender especialmente a comunidade jovem, com emissão da Carteira de Identidade Social (ID Jovem) e o Passe Social foram implantados na Unidade Beirol.

“Também para oferecer melhores condições de atendimento, conforto e comodidade à população, o Super Fácil realizou melhorias na estrutura física dos prédios dos Siac’s  Zona Norte e Pedra Branca, Calçoene e Santana que receberam serviços de pintura, manutenção elétrica e  hidráulica", destacou Marciane Santo.

Unidades

Atualmente, o Super Fácil conta com 11 unidades implantadas em todo o estado, sendo quatro em Macapá: Centro, Beirol, Zona Sul e Zona Norte; e sete nos demais municípios: Santana, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Calçoene, Laranjal do Jari e Oiapoque. Mais uma unidade está prestaes a ser inaugurada em Macapá, desta vez na zona oeste da cidade.

O sistema ainda possui uma Coordenação de Projetos Especiais (CPE), que executa ações sociais e serviços fluviais.

Atualmente, o sistema oferta mais de 250 serviços à população, por meio de parceria com mais de 35 órgãos das esferas estadual, municipal e federal. Em 15 anos de atuação, o Super Fácil já prestou aproximadamente 45 milhões de atendimentos.

Metas 2018

Para o ano de 2018, algumas metas já foram traçadas e outras já estão em andamento. No mês de janeiro está prevista a implantação do Super Fácil Zona Oeste, que vai atender os moradores dos Bairros Cabralzinho, Marabaixo 1,2,3, e 4, Goiabal, Residencial Platon , Cajari,  Coração e demais bairros da região.

“Nossa intenção é atender uma populaçao significativa de mais de 60 mil pessoas que residem naquela localidade. Eles não estavam sendo assitidos com uma unidade próxima de suas casas. O diferencial será o serviço de vistoria do Detran e o espaço para audiências e conciliações com a integração do Tribunal de Justiça”, afimou Marciane Santo.

E ainda a criação da Comissão do Bem Estar, como o objetivo de Cuidar e valorizar o Servidor; implantação do Super Fácil Educação e Empreendedor; Programa Radiofônico “Comunicar é Superfácil”, e ainda a expansão do Box da Juventude para todas as Unidades.