sábado, 26 de novembro de 2016 - 14:15h
Rurap auxilia financiamento de trator para agricultora
Instituto elaborou o projeto de financiamento para aquisição de um trator para a agricultora Diocicley Souza, da comunidade Massaranduba II.
Diocicley Souza comemora a aquisição do maquinário, que vai ajudar na produção rural

O trabalho que antes era feito manualmente agora será otimizado em 90% com a aquisição de um trator, resultado de um financiamento pelo Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O projeto foi elaborado pelo Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). Na manhã deste sábado, 26, a máquina foi entregue à agricultura Diocicley Souza, da comunidade Massaranduba II, zona rural de Macapá.

Momento de felicidade pela conquista, é assim que Diocicley descreve a aquisição do trator. Muito diferente do que sentia há 20 anos, quando chegou ao Amapá, sem perspectiva nenhuma. “Cheguei aqui em 1996 sem ter o que comer, e foi trabalhando na agricultora que hoje tenho minha propriedade e consigo produzir melancia, abóbora, milho e criar gado, galinha e porco”, lembrou.

De acordo com a agricultora, todo esse processo foi possível devido a assistência técnica prestada pelo Rurap. Antes, a melancia não era produzida na comunidade. Com a orientação dos técnicos extensionistas, os produtores conseguiram plantar e colher a fruta.

Para conseguir o financiamento, ela também contou com o auxílio dos profissionais, que foram à propriedade fazer o levantamento de campo para identificar em qual linha ela se encaixava. Com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) em mãos, partiram para a elaboração do projeto técnico de financiamento e posteriormente encaminhamento para análise e aprovação do banco. “Fizemos o levantamento e elaboramos a documentação necessária para ela acessar o projeto de financiamento. A linha para o perfil da agricultora é a Mais Alimentos, que possibilita financiar maquinários e insumos, e assim conseguimos auxiliar na aquisição desse trator”, explicou o coordenador técnico do Rurap, Eli Silva.

A agricultora ressalta a contribuição do instituto no fortalecimento da agricultura familiar. “É preciso que o agricultor aproveite essas oportunidades e invista no seu crescimento para se tornar independente. Agradeço o acompanhamento dos técnicos Valdenir, Gabriel e Nonato nesse processo. O Rurap está em campo nos auxiliando e contribuindo para o nosso desenvolvimento”, disse.

Pronaf

O Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é uma iniciativa do governo federal, executado pelo governo do Estado, que auxilia os agricultores a acessarem as linhas de financiamento de acordo com o perfil e renda.