quinta, 26 de novembro de 2020 - 18:30h
‘Houve dia que eu não tinha alimento para dar à minha filha’, diz mãe ao receber Kit Merenda em Casa
A iniciativa oferece alimentação balanceada aos estudantes da rede estadual durante a suspensão das aulas. Foram investidos R$ 7,2 milhões na aquisição dos itens que compõem os kits.
Foto: Valdeí Balieiro
Valdilene Araújo, de 40 anos, é mãe de uma estudante da 7ª série da escola estadual Barão do Rio Branco.

Mesmo com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de covid-19, estudantes das redes públicas de ensino estadual do Amapá seguem sendo beneficiados com gêneros alimentícios do programa Kit Merenda em Casa.

A 7ª etapa da iniciativa do Governo do Amapá teve início na segunda-feira, 23, e está atendendo mais de 120 mil estudantes. Confira o cronograma das escolas clicando aqui.

Valdilene Araújo, de 40 anos, é mãe de uma estudante da 7ª série da escola estadual Barão do Rio Branco, e conta que às vezes não tinha como garantir o alimento para a filha.

“Tudo o que eu pego e consigo comprar sempre guardo para tentar possuir uma reserva, mas no apagão quase perdi tudo. Porque, houve dia que eu não tinha alimento para dar para minha filha, e com esse kit passei a garantir algo para ela comer. Isso ajuda muito”, disse dona Valdilene.

Para o vigilante Odilei Barbosa, de 35 anos, os itens do kit contribuem para que ele possa dar a alimentação de sua filha, também aluna da escola Barão do Rio Branco

“Com a pandemia e o desemprego, tenho certeza que esse kit está ajudando muitos pais de família como eu, que apesar de estar trabalhando, passo a ter como manter, ainda mais, a alimentação da minha filha. Agora, é continuar contribuindo para que ela se mantenha firme nos estudos”, comentou o Barbosa.

Somadas, as 7 etapas de distribuição do Kit Merenda em Casa totalizam 6.853 toneladas de alimentos entregues aos estudantes da rede estadual. Os itens, até o momento, compõem 840 mil kits.

Os profissionais envolvidos na entrega passaram por orientação para seguirem medidas de segurança, como uso de máscaras, álcool em gel e determinar uma distância de pelo menos um metro e meio nas filas.

Segundo a gestora da escola Barão do rio Branco, Aghata Dias, servidores estão contribuindo com a distribuição e atendo as medidas de segurança impostas pelos órgãos de saúde.

“Essa entrega foi organizada com a participação de servidores que foram convocados, dispensando os que estão nos grupos de risco da covid-19 e obedecendo todas as medidas de segurança. Os pais têm vindo retirar o kit de seus filhos e, enquanto isso, recebem orientações sobre atividades pedagógicas”, concluiu a gestora.