sexta, 27 de novembro de 2020 - 10:19h
Governador do Amapá propõe emendas de bancadas integradas para desenvolvimento da Amazônia Legal
Durante reunião do CNAL, com vice-presidente Hamiltom Mourão e governadores da Amazônia Legal, Waldez Góes apresentou projetos conjuntos para o desenvolvimento da região.
Foto: Márcio Pinheiro

Emendas de bancadas integradas, zoneamento econômico e ecológico, cadeias produtivas e bioeconomia, foram algumas das propostas colocadas em pauta pelo governador do Amapá, Waldez Góes, nesta quinta-feira, 26, durante reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), presidido pelo vice-presidente Hamilton Mourão e composto pelos governadores da região.

Durante a reunião, para pautar ações do planejamento estratégico do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Góes apresentou dois projetos, que foram elaborados por técnicos dos nove estados da região e apresentados a parceiros nacionais e internacionais: um relacionado ao zoneamento ecológico e controle de desmatamento e outro relacionado à bioeconomia. O Objetivo é que o CNAL avalie e possa apoiar esses projetos.

“Estou disponibilizando esses dois projetos do Consórcio da Amazônia. São propostas amazônidas de desenvolvimento, responsabilidade ambiental, infraestrutura integrada, bioeconomia, governança territorial e ambiental”, explicou o governador.

O presidente do Conselho, Hamilton Mourão, informou que vai reativar o Comitê de Zoneamento Econômico e Ecológico.

“Queremos avançar em projetos de desenvolvimento da Amazônia respeitando as características de cada estado”, afirmou Mourão.

Mourão também garantiu que a Operação Verde Brasil será prorrogada até abril de 2021.