Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 26 de outubro de 2017 - 13:30h
Líderes comunitários de Santana e governador definem prioridades dos bairros
Por quase cinco horas gestores e população dialogaram sobre educação, saúde, segurança pública e outros temas
Por:
Foto: André Rodrigues
Os moradores fizeram suas considerações diretamente ao governador durante quase cinco horas.

Dezenas de bairros estavam representados na Prefeitura Municipal de Santana na tarde na última quarta-feira, 25, durante a reunião com o governador do Amapá, Waldez Góes, o prefeito Ofirney Sadala e outras autoridades que dialogaram sobre as principais demandas dos bairros santanenses. 

Provedor I e II, Fonte Nova, Jardim Floresta, Piçarreira e Igarapé do Lago foram alguns bairros e comunidades de onde vieram as demandas relacionadas a saúde, educação, segurança e abastecimento de água e foram feitas diretamente ao governador durante toda a audiência, que durou quase cinco horas para que todos pudessem se manifestar.

As reivindicações foram comuns entre os bairros – melhorias no abastecimento de água, aumento do efetivo de policiamento, construção ou reforma do batalhão, reforma de escolas, hospital, do terminal rodoviário e arenas esportivas.

“Trouxemos uma pauta na qual destacamos todas as prioridades e entregamos ao governador”, ressaltou o líder comunitário do Igarapé do Lago, Joaquim Cruz. 

O promotor Justiça de Santana, Adilson Garcia, também esteve presente para acompanhar os relatos sobre as demandas da população. “O respeito demonstrado pelo governo merece a nossa dedicação e parceria. Por isso o Ministério Público se faz sempre presente”, destacou. 

Investimentos 

Com um pouco mais de 115 mil habitantes Santana tem passado por inúmeras transformações. Esse fator se deve aos investimentos do Governo do Amapá. Na mobilidade urbana são mais de 23km de pavimentação com drenagem profunda.

Na saúde, o Hospital Estadual de Santana recebeu inúmeros investimentos como a reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo), entrega de um novo aparelho de raio-x, que diferente do anterior, é automático e dispensa a utilização de produtos químicos. Com a aquisição, a unidade normaliza a oferta do exame que tem uma demanda mensal de 7 mil procedimentos. Os investimentos não param por aí. O Hospital também recebeu 4 carrinhos de emergência e dois respiradores, e passará por algumas reformas, assim como o Pronto Socorro no Município. O ganho na saúde para os santanenses também se destaca com a inauguração da Nefrologia.  

Na educação, as escolas receberam vigilância monitorada que de acordo com os índices do 4º Batalhão de Policiamento de Santana, houve uma diminuição de 70% nos casos de roubos e até mesmo da violência dentro das escolas. A Secretaria de Estado de Educação trabalha agora nos tramites para doação de um terreno para construção da Escola Padre Simão e também reforma de outras unidades educacionais.

A juventude ganha respeito e vez com a Identidade Jovem e com o Amapá Jovem, que terá um box específico de atendimento dentro do Super Fácil de Santana. Além da inauguração do centro que terá atividades diretas de inclusão de centenas de jovens. 

Outros investimentos também feitos, como concurso público que vai contratar mais delegados, policiais militares, obras em andamento e a entrega da central de abastecimento de água do Elesbão. 

“Estamos trabalhando incansavelmente. Mesmo diante do cenário de crise não paramos, e agora, que estamos nos reerguendo, teremos ainda mais fôlego para dar o retorno que a população tanto anseia e merece. Sou representante do povo e sempre estarei aqui junto com a minha equipe e a da prefeitura unindo esforços em prol da população”, declarou o governador Waldez. 

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá