Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 26 de outubro de 2019 - 13:51h
Encerramento do Outubro Rosa pelo Super Fácil tem prevenção de câncer para servidoras
No encerramento da campanha, servidoras do sistema Super Fácil fizeram exames médicos para prevenção de câncer de colo de útero e de mama.
Por:
Foto: Irineu Ribeiro
Servidoras tiveram caminhada, coffee break, atividades físicas e exames preventivos

O Super Fácil realizou neste sábado, 26, programação de encerramento do Outubro Rosa, com uma caminhada pelo bairro Infraero, zona norte de Macapá. O evento seguiu com coffee break, no Hospital de Amor, em alusão ao Dia do Servidor Público, que será celebrado em 28 de outubro. As servidoras participantes fizeram exames preventivos contra o câncer e praticaram atividades físicas para incentivar a saúde e o bem estar.

O Hospital de Amor está localizado na Rua Carlos Daniel, 456, bairro Infraero II, e tem estrutura para procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, chamados de menor complexidade. Desde a abertura, em junho de 2019, a instituição tem realizado cerca de 100 exames diários de mamografia e de exames preventivos do câncer de colo uterino, também conhecido como Papanicolau, ou pela sigla PCCU.

A programação foi direcionada às servidoras públicas do Super Fácil, que participaram da caminhada pelas ruas do bairro, da roda de conversa com o médico oncologista Mauro Secco, e fizeram exames e consultas no instituto. Para a diretora adjunta do Super Fácil, Patrícia da Silva, a ideia é dar atenção às pessoas responsáveis por cuidar da população em um dos órgãos de maior fluxo no estado.

“A Rede Super Fácil está sempre em contato com a população, realizando milhares de atendimentos diariamente, e, por conta disso, precisamos também valorizar nossos servidores, para que a excelência seja constante em nossos serviços”, ressaltou.

“É importante divulgar os serviços do SUS na prevenção do câncer, e, por isso, já estamos alinhando com a direção do hospital, a possibilidade da instalação de um guichê de atendimento no Super Fácil”, adiantou a diretora adjunta.

Os exames preventivos do Hospital de Amor são para rastreamento e controle de possíveis casos de câncer de colo de útero e de mama em todo o estado, sendo realizados em duas etapas para as servidoras estaduais, primeiramente o PCCU, tendo início nesta programação, e agendamento da mamografia para o decorrer da próxima semana.

A servidora Daura Santos, 50 anos, é servidora do Super Fácil há 12 anos, e diz estar feliz com a oportunidade. “Maravilhosa a ideia! Acabei entrando no sedentarismo, mas, agora, estou de volta às atividades e já pude realizar o PCCU e marcar minha mamografia”, disse.  

Hospital de Amor

O Hospital de Amor conta com cinco técnicos em radiologia e três enfermeiras, com agenda diária cheia até dezembro para a realização dos exames. De acordo com o Ministério da Saúde, o PCCU pode ser realizado com pacientes a partir de 25 até 64 anos, e a mamografia de 40 a 69, gratuitos pelo SUS no Hospital de Amor.

O atendimento corre no horário de 7h às 18h, e o interessado deve estar munido de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço. Para o Papanicolau, a paciente não pode estar menstruada e nem ter praticado relação sexual nas últimas 48 horas; se for mamografia, não pode ter usado talco, desodorante ou outro item próximo à região que vai ser examinada.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Irineu Ribeiro

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá