quinta, 26 de setembro de 2019 - 13:04h
'O Amapá está sendo bastante proativo', diz Senasp sobre recursos para a segurança
Equipe técnica de governo mostrou o trabalho que vem sendo feito para a captação de R$ 136 milhões para investimentos na segurança pública.
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Governador em exercício, Jaime Nunes, falou dos investimentos que o Estado vem fazendo para aparelhar a segurança pública

O governador em exercício, Jaime Nunes, recepcionou nesta quinta-feira, 26, no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC), em Macapá, os técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça que estão no Amapá. Ele apresentou à comitiva a equipe de governo que vem trabalhando na elaboração dos projetos para a captação de R$ 136 milhões para investimentos na segurança pública. O montante são recursos federais e de emendas parlamentares individuais e de bancada e propostas que estão em fase de elaboração.

“Estamos caminhando para que a segurança pública do Amapá tenha melhores condições de estrutura, de equipamento e de pessoal. Daí a importância da equipe técnica para captar esses recursos e aplicá-los de maneira correta”, frisou Nunes.

Os técnicos da Senasp já visitaram algumas obras e se surpreenderam com o avanço dos trabalhos. Eles vão percorrer os 15 canteiros montados nos municípios de Macapá e Santana e também irão ministrar palestras para servidores estaduais e municipais sobre como aperfeiçoar a execução dos recursos.

Nesta quinta-feira, os técnicos federais se encontraram com os servidores do Governo do Amapá que trabalham diretamente com a elaboração de projetos e execuação de convênios. No dia seguinte será a vez dos municípios conhecerem as formas de acesso ao Sistema Nacional de Segurança Pública.

Ao acompanhar o trabalho dos técncos amapaenses, o diretor de administração da Senasp, Clênio Belluco, observou empenho do Amapá na correta execuação dos recursos investidos na segurança.

“O Amapá está sendo bastante proativo quanto a isso”, observou Belluco, referindo-se ao trabalho da equipe que trabalha com a execução de convênios e licitações.

O secretário de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC), Antônio Teles Júnior, lembrou que o governo deverá adotar a mesma forma de captação de recursos utilizada na segurança pública para investir em outras áreas. “É um modelo que tem dado certo, e que pretendemos adotar para buscar recursos para serem investidos em áreas como saúde e educação”, destacou.

Obras

A agenda dos técnicos da Senasp iniciou nesta quarta-feira, 25, com uma visita técnica em sete, das 15 obras de restruturação da segurança pública que estão sendo executadas pelo Governo do Amapá.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Carlos Souza, os investimentos fazem parte de um planejamento estratégico iniciado em 2015 para garantir avanços estruturais, tecnológicos e humanos neste segmento. “O objetivo é aumentar a efetividade e a prevenção para diminuir a criminalidade no Amapá”, ressaltou.

A previsão da Sejusp é de que até o primeiro semestre de 2020 os novos prédios, entre quarteis, delegacia, Polícia Técnico-Científica (Politec) e outros, sejam entregues à população.

A agenda da comitiva segue sexta-feira, 27, quando as orientações sobre execução e prestação de contas serão repassadas também para técnicos e gestores dos 16 municípios, sob a condução da SDC.

Créditos:

Marcelo Loureiro/Secom