Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 26 de junho de 2019 - 19:40h
SIGRH agiliza tramitação de processos e concede primeiras progressões funcionais
Dados funcionais dos servidores do funcionalismo agora são lançados no SIGRH que calcula a progressão automaticamente.
Por:
Foto: Maiara Pires / Secom
Secretária Suelem Amoras explicou que a sistematização dos processos vai diminuir o acúmulo de documentos e gerar economia de papel

A Secretaria de Estado da Administração (Sead) começou a sistematizar as progressões funcionais dos servidores do funcionalismo. Com isso, os dados são lançados num sistema, o qual passa a fazer o cálculo da progressão funcional pela data de admissão do servidor. Antes, esse processo levava anos para ocorrer porque era feito de forma manual, acarretando na demora da conclusão dos procedimentos.

“A inserção dos dados no sistema tornará esse procedimento mais rápido e eficiente. Este servidor vai passar a ter a concessão da sua progressão funcional no mês em que ele der entrada no pedido, não havendo mais geração de passivos”, explicou a secretária de Estado da Administração, Suelem Amoras. Ela complementou que a medida também deve diminuir os casos de judicialização dos processos de solicitação dos benefícios.

Os dados dos servidores agora passam a ser lançados no Sistema de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (SIGRH). É esse sistema que calcula automaticamente a progressão a partir do momento em que os dados funcionais são lançados. E, assim, as concessões passam a ser feitas a cada 18 meses.

A Sead montou um cronograma, via SIGRH, começando pelo Grupo da Infraestrutura. As primeiras portarias foram assinadas nesta quarta-feira, 26, no prédio da secretaria, no Centro de Macapá.

Presente na assinatura, o representante dos sindicatos dos Servidores da Infraestrutura (Sinfra) e Sindicado dos Engenheiros do Amapá (Senge), Angelo Pinheiro, disse que a inovação da Sead em reduzir a burocracia para a tramitação dos processos atende a um antigo anseio dos servidores.

“Isso representa um ganho muito grande para o servidor que não precisará mais percorrer meses e até anos nas repartições públicas em busca dos seus direitos. O sistema se mostrou eficiente e vimos que o próprio funcionário terá autonomia para participar do processo com preenchimento online e outras funcionalidades que o SIGRH permite”, resumiu Angelo Pinheiro.

A expectativa da Secretaria de Administração é concluir o lançamento dos dados de todos os servidores do funcionalismo público até o fim de 2019. “Mas, isso vai depender da disponibilidade financeira dos cofres públicos, porque a concessão desses benefícios gera impacto na folha de pagamento”, ponderou Suelem Amoras.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maiara Pires / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá