sábado, 26 de junho de 2021 - 12:09h
Governo do Amapá inicia a ampliação da rede de frios do estado com câmaras de alta capacidade
Neste sábado, 26, a SVS distribuiu 9 das 14 câmaras adquiridas. Equipamentos são essenciais para conservar a qualidade das vacinas.
Por: Da Redação .Colaboradores: Nathanael Zahlouth
Márcio Pinheiro

O Governo do Amapá iniciou a distribuição de novas câmaras frias para os municípios, os equipamentos são essenciais para conservar a qualidade das vacinas e para estruturar o sistema de imunização do estado. Neste sábado, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) entregou nove câmaras com capacidade de 400 litros, seis para Macapá e três para Santana.

Ao todo, o Governo adquiriu 14 câmaras de frios, sendo duas de 500 litros - já instaladas na Central de Imunobiológicos da SVS - e 12 câmaras de 400 litros. O investimento em todos estes equipamentos é de R$ 235 mil.

As câmaras irão atender toda demanda de armazenamento de vacinas do estado, estruturando o sistema de imunização. O governador, Waldez Góes, acompanhou a entrega e reforçou que ampliar a rede de frios e essencial no enfrentamento à covid-19.

“Isto significa investimento para que a gente tenha cada vez mais retaguarda e proteção das vacinas, com qualidade e agilidade para atender a população”, reforçou Waldez.

Maior alcance

As outras três câmaras serão distribuídas aos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari, além do Centro de Referências de Imunobiológicos Especiais (Crie), em Macapá.

Os municípios que recebem as câmaras fazem parte de regiões geográficas estratégicas para atender todo Amapá. A distribuição é proporcional à quantidade de habitantes por município.