terça, 26 de maio de 2020 - 23:00h
Covid-19: Governo dá suporte a Mazagão com ventiladores de transporte e profissionais de saúde
 Em reunião, governador Waldez Góes reforçou o apoio ao município com estratégias de combate à pandemia.
Foto: Márcio Pinheiro/Governo do Amapá
Goernador Waldez Góes em reunião com o prefeito de Mazagão, Dudão, e o secretário da Saúde, Juan Mendes.

O Governo do Amapá dará suporte à prefeitura de Mazagão com ventiladores de transporte e profissionais de saúde. O município é o quarto com maior índice de casos da Covid-19 no estado.

O governador Waldez Góes, reuniu com o prefeito do município, Dudão, nesta terça-feira, 26, no Palácio do Setentrião. O encontro tratou sobre o apoio e o avanço nos investimentos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Os ventiladores são utilizados para estabilizar pacientes quando entram em estado grave e necessitam de transferência. Uma ambulância será equipada para prestar o primeiro atendimento aos pacientes de casos mais graves.

“É necessário que a população receba esse primeiro atendimento no município e o que podemos ajudar, estamos viabilizando. Seja com equipamentos, testes rápidos ou profissionais”, disse o chefe do Executivo estadual.

Além disso, o governo também enviará profissionais para que a unidade de saúde do município funcione por 24h todos os dias, possibilitando que os pacientes recebam o primeiro atendimento de forma imediata.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, essa ação reduz a probabilidade que um paciente leve entre em estado grave e sobrecarregue os hospitais e Centros de Tratamento Covid-19.

“Muitos pacientes chegam em estado muito avançado da doença. Por isso, o primeiro atendimento é tão importante. É fundamental para a melhora desse paciente ainda no estágio inicial, evitando que se agrave”, explicou Mendes.

O prefeito de Mazagão destacou que a unidade local de saúde atende tanto os moradores locais, como também os moradores de cidades vizinhas. Ele destacou o apoio em meio as dificuldades que o município enfrenta.

“Nós atendemos não só os mazaganenses, mas também muitos pacientes as ilhas do Pará. Esse suporte do governo vai melhorar o atendimento no nosso município”, disse Dudão.

O governador Waldez Góes também recebeu nesta terça-feira o prefeito de Laranjal do Jari, Márcio Serrão para tratar as demandas da saúde do município, que fica no extremo sul do Amapá.