segunda, 26 de março de 2018 - 14:42h
Governo destaca talento feminino em programação do Março Mulher
2ª edição da Feira de Talentos Femininos reuniu expositoras de artesanato na Beira-Rio, em Macapá.
Foto: Alyne kaiser
Diversas peças de artesanato foram expostas para a venda durante a Feira de Talentos Femininos

A artesã Lau Almeida, que produz arte em crochê, participou pela primeira vez da Feira de Talentos Femininos, promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM). Ela e mais de 45 expositoras participaram da 2° edição do evento, como parte do projeto Março Mulher e da programação "Mulher você é uma Estrela".

"Quem trabalha com artesanato se sente agradecida por ser reconhecida. Poder mostrar nosso trabalho num ambiente agradável, como a Praça Beira-Rio, lugar onde as famílias amapaenses se reúnem é gratificante e agrega valor ao produto", registrou Lau.

O evento teve o principal objetivo de proporcionar às mulheres amapaenses e às usuárias dos Centros de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) e de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), um momento de resgate da autoestima, propondo a elas a oportunidade de recuperação da autoconfiança através da valorização de seus talentos.

A programação diversificada teve exposição e venda de artesanato, comidas e doces em geral, além de corte e penteado, limpeza de pele, design de sobrancelha e maquiagem, sessão de fotos, apresentação de grupo de dança, desfile das estrelas empreendedoras e destaques do talento feminino com certificação.

Para a secretária da pasta, Aline Gurgel, o evento valoriza as mulheres, criando um momento de interação. "Algumas artesãs aprenderam a criar seus produtos em oficinas dos nossos centros e quando participam dessas feiras se sentem empoderadas. A Secretaria de Mulheres busca sempre inovar as atividades para que essas pessoas, possam ser capacitadas e ter uma vida normal, depois que sofrem qualquer tipo de violência ", enfatizou.