Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 25 de novembro de 2021 - 16:01h
Novembro Azul: ação oferta serviços de saúde para público masculino
Estratégia ofertou consultas médicas, psicológicas e nutricionais, exames laboratoriais e vacinas.
Por:
Foto: Claudia Cavalcanti
O objetivo da ação é difundir a rotina de autocuidado entre o público masculino.

 O Governo do Amapá realizou nesta quinta-feira, 25, uma ação alusiva ao “Novembro Azul”, mês de alerta sobre os cuidados com a saúde do homem e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ação atendeu servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) – o ato foi uma forma de reconhecer o trabalho daqueles que cuidam de tantas pessoas durante a pandemia de covid-19.

A ação ofertou consultas médicas com clínico geral e urologista; vacinação contra covid-19, tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo), dupla viral (difteria e tétano) e hepatite B; triagem do programa ‘Mais Visão; atendimento com nutricionista; medição de pressão arterial; exames laboratoriais de rotina como hemograma, creatinina, ureia, glicose, colesterol e antígeno prostático específico (PSA), usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos; e atendimentos em saúde mental, com escuta psicológica e psiquiátrica.

O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) também esteve presente com atendimentos de massoterapia, ventosaterapia e terapia auricular.

Caso sejam detectadas alterações nos exames ou necessidade de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico contínuo, os pacientes serão encaminhados para consultas com especialistas na rede estadual de saúde.

O coordenador da área técnica de Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Roosevelt Pureza, explicou que o objetivo da ação é difundir a rotina de autocuidado entre o público masculino.

“Precisamos lembrar o homem que, pelo menos uma vez por ano, ele precisa ir ao médico para verificar como está a sua saúde, fazer os exames de rotina, vacinas e passar com o urologista, principalmente aqueles que tem histórico familiar de doenças crônicas ou câncer”, enfatizou.

O bioquímico Ciro Penido, de 58 anos, aproveitou a ação para fazer um checkup e atualizar os exames laboratoriais, ele contou que sempre procurar cuidar e saber como está a sua saúde.

“Faço caminhadas 3 vezes por semana, mantenho uma alimentação balanceada e sempre vou ao médico. Mantenho esse controle para evitar problemas futuros e preservar a minha saúde. Temos que ter cuidado para não exagerar e sermos surpreendidos”, disse.

Carteira de Saúde do Homem

Durante a ação, foi lançada a Carteira de Saúde do Homem, instrumento oficial e validado pelo Ministério da Saúde, desenvolvido para o monitoramento pessoal da saúde do paciente e que também disponibiliza informações com foco no melhoramento da qualidade de vida do homem.

Por meio da carteirinha, o médico poderá fazer acompanhamento das medicações utilizadas pelo paciente, folha de controle da hipertensão arterial, diabetes, prevenção do câncer de próstata e demais cuidados básicos com a saúde, além do esquema vacinal atualizado. O instrumento possui ficha de controle de exames, peso, glicemia, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura para 5 anos.
O material será disponibilizado às prefeituras municipais, para que elas possam replicar o modelo e distribuir nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá