Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 25 de setembro de 2020 - 11:55h
Feceap 2020: Feira terá programação on-line com abordagem sobre mulher digital e jovem empreendedor
Realizada desde 2013, esta será a primeira vez que a Feira de Ciências e Engenharia do Amapá acontecerá de forma on-line. Duas oficinas também serão realizadas remotamente.
Por:
Foto: Arquivo Pessoal
Este ano, o evento acontecerá de forma on-line, por meio do canal da Secretaria de Estado da Educação (Seed), no Youtube

Inicia na próxima terça-feira, 29, e vai até o dia 1º de outubro, a oitava edição da Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap). Este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o evento acontecerá de forma on-line, por meio do canal da Secretaria de Estado da Educação (Seed) no Youtube (clique aqui), e contará com uma programação diferenciada.

Promovida anualmente desde 2013, a Feceap recebe projetos científicos de várias áreas do conhecimento, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, além de estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

Em lives, a Feira abordará temas relacionados a participação da mulher no meio digital e jovens empreendedores no mundo dos negócios, além do lançamento de um livro sobre educação inclusiva. Para o professor Gilvandro Pantaleão, membro da equipe de organização da Feceap, o momento de pandemia exigiu mudanças na organização do evento.

“Nas edições anteriores tínhamos equipes de profissionais do Centro de Atividades em Altas Habilidades (CAAH), que trabalhavam com a avaliação dos projetos recebidos. Contávamos também com professores das universidades do estado e visitação das escolas públicas e privadas e da comunidade em geral. Por conta da pandemia, este ano não teremos a submissão de trabalhos, mas apenas lives com palestras e relatos de experiências de estudantes”, explicou Pantaleão.

Duas oficinas foram preparadas em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap). A primeira será sobre Lógica de Programação, que consiste em apresentar aos estudantes da educação básica os princípios da programação de computadores. Nela, os estudantes compreenderão o que é o pensamento computacional de forma lúdica, sem a necessidade do uso de computador. Acesse o link de inscrições aqui.

A segunda oficina, que acontecerá nos dois últimos dias da feira, abordará Programação Android e tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo usando programação em blocos com a plataforma do MIT App Inventor. Está programada uma pequena introdução aos estudantes sobre lógica de programação seguindo as etapas para a criação do jogo como a criação do design, lógica com blocos e testes em tempo real com os smartphones. Acesse o link de inscrições aqui.

A Feceap faz parte do circuito nacional de feiras científicas realizadas em outros estados, como Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul, que estão interligadas a eventos científicos internacionais, a exemplo da MILSET AMLAT entre outras com parceria com a WIFA.

 

Confira a programação:

 

Dia: 29/09

Live de abertura e lançamento do livro “O ensino de ciências na educação inclusiva – Múltiplos Olhares”, com o professor Gerson Mól.

Horário: 16:00

Palestrante: Gerson de Souza Mól

Mediador: Gilvandro dos Santos Pantaleão

 

Dia: 30/09

Live Por que o mundo de negócios está atento aos Jovens Empreendedores?

Horário: 16:00

Palestrante: Fernando Almeida

 

Dia: 01/10

Live Mulher digital: uma perspectiva possível

Horário: 16:00

Palestrantes:

  • Aletéia Patrícia Favacho de Araújo
  • Patrícia Araújo de Oliveira

Mediadora: Andréia Simoni Ribeiro de Souza

 

OFICINAS EM PARCERIA COM A UNIFAP

  • Lógica de Programação

Monitora: Lorena Nunes

Público-alvo: alunas da educação básica

Faixa Etária: 8 – 12 anos

Data: 29/09/2020

Horário: 17h às 18h

 

  • Programação Android

Monitoras: Camila Teixeira e Maiara Priscila dos Santos

Público-alvo: alunas da educação básica

Faixa Etária: 12 – 15 anos

Data: 30/09/2020 e 01/10/2020

Horário: 17h às 18h

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá