Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 26 de setembro de 2019 - 08:52h
Em visita a obras no AP, técnicos do Ministério da Justiça destacam avanço dos trabalhos
Especialistas do Senasp estiveram nesta quarta-feira, 25, em sete canteiros de obras de novos prédios para a segurança pública.
Por:
Foto: Netto Lacerda
O diretor de administração da Senasp, Clênio Belluco, ficou surpreso com o avanço das obras visitadas, entre elas, o quartel do CBM

Nesta quarta-feira,25, em visita a sete das 15 obras de restruturação da segurança pública do Amapá, técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, demonstraram surpresa com o avanço das construções, iniciadas há pouco mais de 45 dias.

A comitiva, formada por quatro profissionais responsáveis pelo acompanhamento e liberação de recursos para a segurança em todo o Brasil, chegou ao Amapá no início da tarde e foi recebida pelo secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Carlos Souza.

A primeira obra visitada foi a do quartel do Corpo de Bombeiros, em construção na Rodovia Duca Serra, próximo ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), na zona oeste de Macapá. No município de Santana, a vistoria ocorreu na estrutura do novo prédio do 4° Batalhão da Polícia Militar, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e na Delegacia Especializada em Investigação de Atos Infracionais (Deiai).

A comitiva do governo federal também foi até o distrito de Fazendinha, onde as obras do Pier Integrado da Segurança Pública, do Quartel Marítimo do Corpo de Bombeiros e do Batalhão Ambiental, aguardam apenas uma liberação documental para serem iniciadas, mas já contam com recurso em conta.

A evolução dos trabalhos nos canteiros de obras foi avaliada como positiva pelo diretor de administração da Senasp, Clênio Belluco.

“O que a gente vê é que, ao contrário das demais obras que a Senasp investiu em outros estados, aqui está mais adiantado do que a gente esperava”, observou Belluco.

As obras da segurança pública totalizam um investimento de cerca de R$ 28 milhões, parte dos R$ 130 milhões captados pelo governo do Estado, com emendas de bancada, para fortalecer o sistema de segurança, em todas as esferas.

Consultoria

Nesta quinta, 26, e na sexta-feira, 27, os técnicos vão ministrar palestras para servidores do governo e dos municípios, sobre captação de recursos e prestação de contas, mas também vão orientar a respeito de obras pendentes de gestões anteriores.

“Obra boa é aquela que o projeto é aprovado, os serviços iniciam e terminam, as fiscalizações acontecem e a prestação de contas não dá problema. Por isso, vamos também falar de outros convênios muito antigos, que nem são dessa gestão, mas que precisam ser resolvidos. Estamos com o orçamento aberto, novas emendas e, com isso vemos fortes investimentos para o Amapá”, finalizou Belluco.

Para o coordenador-geral de convênios e contratos de repasse da Senasp, John Ferrer, o planejamento do governo foi estratégico para o fortalecimento das forças policiais. “São obras que vão ter um benefício direto para a população. O governo do Estado foi muito inteligente ao direcionar um volume alto de recurso de bancada para o setor da segurança, e não em projetos difusos em outras áreas. Tenho certeza que isso vai fortalecer os serviços de todas as unidades de segurança”, pontuou.

A previsão é de que até o primeiro semestre de 2020 os novos prédios, entre quarteis, delegacia, Polícia Técnico-Científica (Politec) e outros, sejam entregues à população.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Netto Lacerda/Sejusp

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá