quarta, 25 de setembro de 2019 - 16:16h
Amapá começa a preparar municípios para a vacinação contra o sarampo
19 de outubro será o Dia D de Mobilização para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; prefeituras receberam 76,3 mil doses da vacina trivalente.
Foto: Alessandro Veloso
Vacinação em crianças de 6 meses a menores de cinco anos ocorrerá de 7 a 25 de outubro

O Governo do Amapá deu início aos preparativos para a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em 2019. Nesta quarta-feira, 25, representantes das equipes de imunização dos 16 municípios receberam orientações para o trabalho de aplicação das doses da vacina trivalente e de preparação das unidades de saúde para a campanha. O evento ocorreu no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em Macapá.

Este ano, o cronograma de vacinação ocorrerá de 7 a 25 de outubro para crianças de 6 meses a menores de cinco anos. Para este grupo, o Dia D de Mobilização será no dia 19 de outubro. De 18 a 30 de novembro, a imunização será ofertada a pessoas de 20 a 29 anos de idade. No dia 30, será o Dia D para essa faixa etária.

A expectativa é que a campanha alcance a meta de cobertura vacinal que é de 95%. “Em 2019, o Estado disponibilizou às prefeituras 76.320 doses da vacina trivalente”, confirma a chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, reforça a importância do fortalecimento de estratégias para garantir que o maior número possível de pessoas seja imunizado, tendo em vista o ressurgimento do sarampo em estados como São Paulo e no vizinho estado do Pará, onde já há cerca de 60 casos confirmados.

“O ressurgimento do sarampo está ligado a fatores como um certo relaxamento da população após a erradicação da doença no país nas últimas décadas e, sobretudo, a uma campanha massiva de desinformação de um movimento anti-vacina que leva equivocadamente famílias a não imunizarem suas crianças. Queremos reverter isso”, frisa Malafaia.

O gestor destaca também que o Amapá tem obtido as melhoras taxas de cobertura vacinal do país em campanhas como a contra o vírus da H1N1. “O desafio para este ano é colocar nossos indicadores de sarampo no Programa Nacional de Imunização (PNI) em um patamar positivo”, reitera.

Certificação

Durante o encerramento do encontro com os municípios, a SVS entregou certificados aos representantes das equipes de imunização em reconhecimento ao bom desempenho na campanha de vacinação contra o Influenza nos últimos anos.

Créditos:

Alessandro Veloso