Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 25 de junho de 2019 - 19:10h
Circuito TecnoAgro inicia nesta quarta-feira, 26
Feira de negócios ocorrerá no período de 26 a 29 de junho, no Parque de Exposições da Fazendinha, na zona sul de Macapá.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Programação terá leilão e o tradicional rodeio

Animais chegando e a estrutura nos últimos preparativos para iniciar o Circuito TecnoAgro - 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão 2019. No período de 26 a 29, visitantes do Parque de Exposições da Fazendinha, na zona sul de Macapá, poderão participar de oficinas, palestras, leilão e do tradicional rodeio. Uma programação preparada para atender, principalmente, produtores e envolvidos no setor produtivo. A abertura oficial será às 19h.

Dados da Agência de Inspeção Agropecuária (Diagro) apontam que o Amapá possui um rebanho aproximado de 350 mil animais, dos quais 85% são búfalos.

De acordo com Daniel Montagner, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a quantidade e o potencial do búfalo no estado fizeram com que o órgão incluísse no circuito uma feira com foco na bubalinocultura.

“Temos o segundo maior rebanho bubalino do país, e, com o certificado de livre da aftosa, podemos expandir a comercialização”, disse Montagner.

Segundo ele, um dos desafios é quebrar o preconceito do consumidor e mostrar que, além da carne, também é possível incluir no mercado local os derivados do búfalo, como leite, manteiga, queijos, linguiça e hambúrguer. Para isso, serão ofertadas oficinas e palestras sobre os produtos.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá, Iraçu Colares, o Circuito TecnoAgro é uma oportunidade para o produtor amapaense.

“Podemos fazer melhorias com a introdução de matrizes reprodutoras, além da troca de conhecimentos e divulgação para aumentar a qualidade do rebanho”, opinou.

Essas matrizes utilizadas para melhoria do rebanho local estarão disponíveis no leilão, que, pela primeira vez, será realizado somente com animais amapaenses que foram melhorados geneticamente.

“Queremos criar oportunidades de negócios e incentivar o desenvolvimento da agricultura e pecuária, principalmente, a bubalinocultura no Amapá, com o auxílio de tecnologias disponíveis”, falou Montagner.

Clique aqui para ver a programação

Circuito TecnoAgro

O Circuito TecnoAgro é um conjunto de feiras de negócios realizadas em todos os espaços disponíveis para a exposição do potencial agropecuário do Amapá. É voltado para pequenos, médios e grandes produtores, além de instituições financeiras e de insumos que atuam no setor agrícola e da pecuária, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor produtivo por meio de ciência e tecnologia. Esta edição encerra o circuito de feiras e agrega a 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão, atividades com foco comercial e de geração de renda.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá