sábado, 20 de fevereiro de 2016 - 10:26h
Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres comemora 12 anos de criação
Durante toda manhã, houve atendimento do Camuf, com serviços jurídicos, psicossocial, feira de artesanato, exames oftalmológicos e atrações artísticas.
A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) foi criada pelo Governo do Estado Amapá no dia 20 de fevereiro de 2004, quando deixou de ser uma coordenadoria, com o objetivo de formular, desenvolver, articular, coordenar, apoiar e monitorar políticas públicas para promover a melhoria das condições de vida das mulheres do Amapá.

Criada pela Lei Estadual nº 0811, a SEPM soma-se aos esforços dos diversos movimentos da sociedade civil amapaense, em especial dos movimentos de mulheres, para transformar em políticas públicas o atendimento das demandas e as experiências acumuladas em âmbito local, regional e nacional.

Uma das ações desenvolvidas pelo órgão é a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher, além atuar na articulação com outros órgãos da administração, visando promover a incorporação da perspectiva de gênero nas demais políticas públicas.

E para comemorar o aniversário de 12 anos da SEPM, foi realizado neste sábado, 20, uma solenidade cívica e cultural. Durante toda manhã, houve atendimento do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), com serviços jurídicos, psicossocial, feira de artesanato, exames oftalmológicos, atrações artísticas como, hip hop, marabaixo, capoeira, todas lideradas por mulheres.

Para a secretária Silvanda Duarte, é necessário consolidar e articular a maior presença das mulheres nos espaços de poder e de decisões, e fortalecer secretarias estaduais e municipais de políticas para mulheres.