sexta, 19 de fevereiro de 2016 - 10:43h
Governo do Amapá participa da segunda etapa da campanha contra o Aedes
O objetivo foi de alertar a população para a importância da eliminação dos logradouros que podem acumular água, evitando a proliferação do transmissor.
O Governo do Amapá participou nesta sexta-feira, 19, da segunda etapa da campanha nacional contra o mosquito Aedes Aegypti. Professores, alunos e funcionários da Escola Estadual Profª Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho, localizada na Fazendinha, estiveram envolvidos na ação denominada “Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika”.

O objetivo foi de alertar a população para a importância da eliminação dos logradouros que podem acumular água, evitando a proliferação do transmissor e os sintomas da doença. O Aedes é transmissor da dengue, febre chikungunya e zika.

A programação organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e pelo governo federal ocorreu, simultaneamente, em unidades escolares de 27 capitais brasileiras. Atividades como teatro e danças, com enfoque no combate ao mosquito, foram apresentadas por alunos da Escola Jacinta Carvalho e do Programa Mais Educação.

Participaram do evento o secretário Especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili, o procurador-geral do Estado, Narson Galeno, as secretárias da Educação do Estado, Conceição Correia Medeiros, e do município de Macapá, Dalva Figueiredo; a gerente de Atenção Básica de Saúde, Ellen Farias; a diretora da Escola Jacinta Carvalho, Ivanelma Morais e o diretor de Extensão da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Adolfo Colares.

Redução

O secretário Rogério Sottili parabenizou o Amapá em virtude à redução dos indicadores de casos de dengue no Estado. “Estamos todos mobilizados. O que está acontecendo, aqui em Macapá, está acontecendo em todo o Brasil. Juntos, vamos vencer essa batalha. O Amapá já sai na frente com a redução dos índices de dengue, o que mostra o empenho da população e o cuidado com os municípios”, enfatizou.

A secretária de Educação, Conceição Medeiros, disse que encarar o combate ao mosquito precisa ser prioridade de todos. “Precisamos repassar tudo o que aprendemos hoje, aqui, orientar nossos familiares e, principalmente, ter o cuidado diário com nossas casas. Esse é um ato de cidadania”, afirmou.

Na ocasião, o médico integrante da equipe técnica da Gerência Estadual de Atenção Básica (Sesa), Bruno Filipe Monteiro, ministrou palestra sobre os principais focos do mosquito, como pratos de vasos de plantas, caixas d’água, calhas, sacos de lixos, garrafas, pneus, ralos, bandejas do ar-condicionado, entre outros.

O Ministério da Educação (MEC) e os governos estaduais esperam atingir, ao menos, 188.673 escolas de educação básica, 63 universidades federais e 40 institutos federais e centros federais de Educação Tecnológica. A campanha continua, no Amapá, com as palestras permanentes de prevenção, que serão realizadas com os alunos no período de volta às aulas no mês de março.