Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 25 de maio de 2019 - 15:14h
Circuito Educação visita escolas em Cutias e fortalece Programa de Aprendizagem do Amapá
Visita ocorreu na sexta-feira, 24, e tratou sobre a importância da alfabetização na idade certa, apoio do Paap, e formação continuada para o professores.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Secom
Estudantes da Escola Municipal Alice Pimental estão tendo reforço na aprendizagem com materiais didáticos do Paap.

Na sexta-feira, 24, o Circuito Educação chegou ao munícipio de Cutias do Araguari para alinhar estratégias junto à prefeitura e escolas municipais e estaduais pela alfabetização na idade certa, com o apoio do Programa de Aprendizagem do Amapá (Paap), ação do Colabora Amapá. O Circuito visa estreitar e fortalecer as relações do Estado com os 16 municípios pela Educação e já passou por Mazagão e Santana, este ano.  

A equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed) percorreu as unidades de ensino de Cutias e dialogou com alunos, professores e gestores escolares sobre às necessidades locais e o desenvolvimento do Paap na região. Três escolas foram visitadas: Escola Municipal Regina Telma, localizada na comunidade de Gurupora; Escola Municipal Professora Alice Pimentel e Escola Estadual Lourimar Simões Paes, ambas na cidade. 

A professora Cleide Coelho dos Santos trabalha há mais de 10 anos na escola Regina Telma. Ela leciona para estudantes repetentes do 3º ano do ensino fundamental. Muitos têm dificuldades para ler e fazer operações simples de matemática, porém, esse cenário está mudando com o reforço da aprendizagem ofertada pelo Paap.  “Os materiais didáticos do programa estão fazendo a diferença em sala de aula, por se tratar de um material adaptado a realidade do aluno. Eu me sinto desafiada e incentivada, pois com a didática e formação do Paap estamos superando esse problema”, disse a professora.  

A proposta é realizar o acompanhamento e dar suporte para as formações dos professores para a implantação da rotina de monitoramento da aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano do fundamental, tanto da rede municipal quanto estadual. Com o monitoramento, é possível fazer uma avaliação diagnóstica para saber o nível de aprendizagem dos estudantes por escola. “Somente na rede municipal, temos mais de 800 estudantes matriculados no Ensino Fundamental 1, público-alvo do Paap. Estamos apoiando a formação dos professores e fortalecendo o programa em Cutias”, frisou a secretária municipal de educação, Eli Jovane Monteiro. 

O prefeito de Cutias, Raimundo Amanajás, destacou que a prefeitura está totalmente envolvida com a causa da educação. “Estamos aqui para abraçar esse programa. Eu sou professor e pedagogo, e sei da importância da educação para a transformação social. Não podemos trabalhar de maneira isolada. Estado e municípios precisam ficar unidos por mais educação para os nossos estudantes”, pontuou o gestor. 

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, avaliou à visita ao município de Cutias como um exemplo de como o regime de colaboração entre o Estado e os municípios é o melhor caminho para fazer a diferença e construir uma educação de qualidade no Amapá. “Vi professores entusiasmados com o método de ensino do Paap e alunos utilizando os materiais didáticos. Estamos cada vez mais integrados, daremos mais formação continuada aos professores, e vamos conseguir atingir a melhoria dos resultados educacionais”, finalizou. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá