Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 25 de maio de 2022 - 16:00h
Centro Mundo Azul vai oferecer atendimentos educacionais e clínicos às pessoas com autismo
Saiba como funcionará o espaço inaugurado pelo Governo do Amapá nesta quarta, 25, em Santana.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Vandy Ribeiro/ Ascom Seed
O Centro é o primeiro a atender estudantes da rede estadual de ensino com TEA

O Centro de Atendimento Educacional Especializado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Mundo Azul, inaugurado pelo Governo do Amapá nesta quarta-feira, 25, é um espaço inovador para a educação especial no Amapá, com atendimentos de educação e saúde para estudantes da rede estadual com autismo.

O ambiente fica no bairro Provedor, em Santana, e foi idealizado para ofertar serviços multidisciplinares. Lá, o aluno terá disponível: avaliação, triagem e encaminhamentos; Atendimento Educacional Especializado para TEA; Estimulação Precoce/Essencial (sensorial); Atendimento Clínico nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia; além de contar com Salas de Ambientes Temáticos.

Com foco na realização do processo terapêutico, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) disponibiliza os profissionais para atendimento clínico, enquanto a Secretaria de Estado de Educação (Seed) cede profissionais especialistas em TEA, como fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

O aparato vai permitir que o centro ofereça treinamento parental e a articulação com os demais serviços da Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência. A Seed será responsável pela formação continuada dos profissionais do Centro.

O Centro Mundo Azul vai atender, inicialmente, 250 estudantes da rede estadual com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - sendo 125 para o turno da manhã e 125 para o turno da tarde. Em agosto, outras 100 vagas serão ofertadas, atingindo a capacidade de 350 estudantes em atendimento.

“O Centro vai desenvolver um trabalho diferenciado, ofertando aos usuários a disponibilidade do acompanhamento de profissionais especialistas em TEA. Trata-se de uma importante referência para este tipo de atendimento especializado no Amapá”, reforçou a diretora do Centro Mundo Azul, Maria Marta Monteiro.

O projeto arquitetônico conta com 12 ambientes, entre eles: amplo refeitório, salas de fonoaudiologia e de atendimento psicológico, espaço para atendimento em grupo para trabalho das habilidades de cognição e linguagem, entre outros

Investimento

O governo do estado investiu R$727.591 nas obras de adaptação e manutenção do prédio. O aparelhamento foi feito pela Seed. O Centro Mundo Azul está localizado na Rua Salvador Diniz, 1978, bairro Provedor, em Santana.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá