quinta, 25 de fevereiro de 2021 - 18:00h
Governo do Amapá alinha com Coordenadorias Municipais ações unificadas para mulheres
Equipe da Secretaria Estadual da Mulher promoveu o encontro para apresentação das novas gestoras e alinhamento sobre a rede de atendimento às mulheres.
Por: Alice Valena
Foto: Alice Valena
A reunião é uma oportunidade para gestores debaterem sobre as políticas públicas voltadas à mulher.

Aconteceu nesta quinta-feira, 25, a 4ª Reunião de Alinhamento com as Coordenadoras Municipais de Mulheres do Amapá, promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres do Estado (Sepm). O encontro teve tratou da agenda de ações para o mês de março, articulação e institucionalização do protocolo da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), além de ser o momento de apresentação das novas gestoras e equipe estadual.

A reunião é uma oportunidade para gestores debaterem sobre as políticas públicas voltadas à mulher e os principais mecanismos de combate e prevenção contra a violência doméstica, assim como o verdadeiro papel delas à frente da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) no âmbito estadual e municipal.

A secretária Extraordinária de Políticas para Mulheres, Renata Apóstolo, e a coordenadora geral de Projetos da Sepm, Alessandra Coelho, ministraram assuntos envolvendo os Organismos de Políticas para Mulheres (OPM) e o papel de cada uma segundo o Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM).

"As coordenadoras municipais de mulheres precisam primeiramente entender que a principal função das Coordenadorias é que a Rede de Atendimento à Mulher funcione e seja articulada dentro de toda a sua integralidade. Tanto nos municípios, quanto na necessidade de manter ligação com os órgãos jurídicos e executivos", pontuou a secretária.

Em pauta final, a ficha unificada da Rede de Atendimento à Mulher, que vai reunir informações da violência de gênero para alimentar a Rede de Dados Estatísticos e, dessa forma, melhorar o acolhimento e fortalecimento das mulheres, permitindo assim a estruturação de uma base para subsidiar políticas públicas eficazes no combate à violência.