segunda, 25 de janeiro de 2021 - 21:24h
Governador mantém medidas restritivas e intensifica fiscalizações em todo o estado
Em reunião com prefeitos, Waldez anunciou ainda que na terça-feira, 26, serão abertos 31 novos leitos e mais de 8 mil vacinas serão distribuídas nos 16 municípios.
Foto: Márcio Pinheiro
A circulação de pessoas em praças, calçadas e logradouros públicos a partir das 22 horas, também permanece vedada.

O governador do Amapá, Waldez Góes, manteve as medidas restritivas de enfrentamento ao novo coronavírus e intensificou as fiscalizações em novo decreto publicado nesta segunda-feira, 25.  A decisão foi nivelada durante reunião com prefeitos para que também mantenham as medidas nos decretos municipais.

A medida segue orientação do comitê técnico-científico, que indicou melhora nos dados e recomenda que, para continuar reduzindo os índices de infecção, é necessário continuar com as restrições. De acordo com o relatório, a taxa de letalidade foi de 1.37, em 23 janeiro de 2021, bem abaixo da taxa nacional de 2.5 na mesma data. A taxa de ocupação de leitos é de 61.29% e a variação de óbitos caiu para -34.78%. Já a variação do número de casos foi de -28.57%.

Além disso, o estado ocupa a classificação de risco moderado da doença, porém os municípios de Macapá, Amapá e Calçoene, permanecem na classificação de risco alto. No último boletim divulgado em 25 de janeiro, foram registrados 151 novos casos.

“Estamos em um esforço para nivelamento dos decretos, mantendo as restrições, intensificando as fiscalizações para garantir o cumprimento das medidas, mas é preciso a colaboração da sociedade para juntos vencermos esse vírus”, afirmou Góes.

O chefe do Executivo destacou que, além do decreto, o governo também está ampliando a rede de saúde. Na terça-feira, 26, serão abertos 31 novos leitos e mais de 8 mil vacinas serão distribuídas nos 16 municípios, o que garante a retaguarda na saúde, porém, o principal é continuar com os cuidados preventivos, higienização das mãos, uso de máscaras, evitar aglomerações e manter o distanciamento social, até que se garanta a vacinação de toda a população amapaense.

Permanecem proibidas atividades em clubes de recreação, bares, boates, teatros, casas de espetáculos, casas de shows, centros culturais, balneários públicos e privados com acesso ao público, clubes sociais e similares, competições de esportes coletivos e eventos em estádios de futebol, ginásios, quadras poliesportivas, praças e/ou qualquer atividade esportiva que provoque aglomeração de pessoas.

A circulação de pessoas em praças, calçadas e logradouros públicos a partir das 22 horas, também permanece vedada, com exceção de pessoas em busca por atendimento médico ou serviço essencial.