quinta, 25 de janeiro de 2018 - 21:20h
Estado inicia transição do Diário Oficial em papel para a versão eletrônica
Equipe que vai operar o novo sistema já está recebendo capacitação.
Foto: Philippe Gomes/Secom
A capacitação iniciou nesta quinta-feira, 25, e deve durar dois dias no Prodap, instituição que criou o sistema.

O Diário Oficial Eletrônico do Amapá deverá ser implantado em 90 dias. Para operar esse novo sistema uma equipe formada, inicialmente, por 12 servidores, está sendo treinada. São técnicos da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Imprensa Oficial. A capacitação iniciou-se nesta quinta-feira, 25, e deve durar dois dias no Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), que criou o sistema.

“Nós precisávamos partir para a era digital. É um grande passo na gestão pública. São mais de 300 mil reais que serão economizados, anualmente”, enfatizou a secretária adjunta de Administração, Regina Duarte. Ela informou que essa é a primeira etapa do processo. Depois, haverá o curso de diagramação.

Com a nova plataforma, o tempo de publicações oficiais da administração pública direta e indireta será reduzido de dias para horas, pois a produção de um exemplar no método artesanal varia de acordo com o número de páginas, podendo chegar a até uma semana.

Que o diga Sebastião Ataíde, 69 anos, que atua na Imprensa Oficial do Governo do Amapá há 44 anos. “Eu sou do tempo em que produzíamos o Diário com o método da tipografia, depois passamos para o manual e, agora, chegou o digital. Me sinto realizado, pois é algo que espero há muito tempo e fico feliz em fazer parte dessa história”, declarou.

Transição

Inicialmente, o Diário Oficial Eletrônico rodará de forma experimental por 90 dias. Será um processo gradual para eliminar as versões impressas feitas há mais de 70 anos. Depois que a Lei nº 2.268 que instituiu o Diário foi aprovada em dezembro do ano passado, o Prodap viabilizou o ambiente tecnológico com as ferramentas, sistemas, aplicações e bancos de dados. Tudo para operacionalizar a recepção das informações, diagramação, produção, revisão e publicação no ambiente virtual para acesso público.

“Vamos migrar do método artesanal, oportunizando uma tecnologia humanizada. Essa inovação vai melhorar o desempenho do servidor e facilitar a vida do cidadão que poderá consultar o Diário Oficial, totalmente online”, destacou o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva.

Para o gerente de projetos da Sead, Marlúcio Alcântara, o novo sistema terá um impacto positivo não apenas na economia, como também irá quebrar barreiras geográficas e, sem o uso de papel, contribuir com o meio ambiente. “É um produto que vai gerar diversos benefícios para a administração pública e para a sociedade. Estamos construindo um legado”, declarou.

Versão Digital

A equipe que está recebendo o treinamento vai atuar na operacionalização da Imprensa Oficial, apoio e assessoria técnica e de alta gestão. É que, além da produção do Diário, também serão gerados dados estatísticos como, por exemplo, o volume de páginas publicadas e o número de acessos.

Será criado um verdadeiro parque tecnológico para agregar informações integradas num ambiente virtual e interativo. Isso permitirá fazer buscas avançadas com novas funcionalidades e facilidades de pesquisa para o usuário. A Sead já disponibiliza uma versão do Diário Oficial em formato digital e, em 2017, foram contabilizados mais de 280 mil acessos.

A Secretaria de Administração pretende manter o parque de equipamentos antigos para a visitação do público, principalmente, de acadêmicos que buscam os arquivos como fonte de pesquisas da história da Imprensa Oficial.