sexta, 25 de janeiro de 2019 - 18:30h
Empossados novos gestores de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural
Robério Aleixo e Daniel Sebben, respectivamente, assumem as pastas com o compromisso de desenvolver e fortalecer as vocações produtivas do Amapá.
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Robério Aleixo deixou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e assumiu a pasta do Meio Ambiente

O governador do Amapá, Waldez Góes, empossou nesta sexta-feira, 25, os novos gestores das secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Desenvolvimento Rural (SDR). Robério Aleixo deixa a SDR para assumir a Sema, enquanto Daniel Sebben assume a pasta de Desenvolvimento Rural. Ambos tomaram posse com um discurso pautado em alavancar e fortalecer as vocações produtivas do Amapá.

A solenidade aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá, e contou com a presença do vice-governador, Jaime Nunes; familiares dos empossados; políticos; representantes da iniciativa privada; produtores; e representantes de associações, cooperativas e federações ligadas ao setor produtivo.

Gestão

O chefe do Executivo amapaense lembrou que as mudanças na gestão servem para intensificar o trabalho iniciado e traçar novas estratégias para o novo momento que o Amapá sinaliza alcançar. Góes frisou que impulsionar os eixos Desenvolvimento e Meio Ambiente representa priorizar a geração de oportunidades, dando aos produtores locais mais renda e qualidade de vida. Além de impactar positivamente na economia do Amapá.

Ele lembrou dos investimentos feitos em condicionantes que vão beneficiar diretamente os produtores locais no uso responsável das terras, como a Base Cartográfica, a Rede Geodésica, o processo de regularização fundiária que será conduzido em parceria com o Exército Brasileiro, o Zoneamento Econômico e Ecológico e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esses dois últimos serão executados em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além das tratativas com o Banco da Amazônia para a destinação de mais de R$ 450 milhões em investimentos para atividades produtivas.

“Dessa forma, proporcionando mais condições à produção local, seja na agricultura, na produção de alimentos, na pecuária, no extrativismo, no agronegócio, conforme as vocações produtivas do Amapá, a economia do Estado será beneficiada, e o governo poderá arrecadar mais, para melhor investir no social, que também é prioritário, como os eixos Saúde, Educação e Segurança”, considerou o governador, desejando sucesso e pedindo compromisso dos novos gestores na condução das políticas públicas inerentes às suas pastas.

Empossados

Robério Aleixo assume a Secretaria de Estado do Meio Ambiente no lugar de Bernardino Nogueira. O novo secretário destacou que alinhar meio ambiente e desenvolvimento responsável será sua prioridade, assim como valorizar a cadeia produtiva local, nas mais diversas vocações – produção de alimentos, florestal, mineral.

“Juntar meio ambiente e desenvolvimento responsável e transparente será prioridade, assim como fortalecer as instituições e a relação com os órgãos de controle, com os produtores, com a sociedade. Utilizar, também, a tecnologia disponível, neste sentido. Precisamos usar as nossas riquezas naturais a nosso favor, em favor do Amapá e da qualidade de vida da sociedade", frisou Aleixo.

Daniel Sebben, que assume a gestão da SDR, enfatizou que será um representante do homem do campo no governo e que deseja tornar cada vez mais estreita essa relação, para que bons frutos possam ser gerados a ambos.

Ele considerou, ainda, que as vocações do Amapá precisam ser evidenciadas, como a pesca, mineração, a produção de açaí, castanha, a pecuária, a produção de soja e milho – assim como a derivação destes em proteína animal. Mas, pontuou, novas potencialidades também devem vir à tona.

“Meu compromisso é conduzir o bom trabalho até aqui executado, fazer mudanças que forem necessárias e promover o desenvolvimento rural, à medida do anseio e da forma que o produtor do campo precisa e merece. Qualificar e dar visibilidade à atividade agropecuária do Amapá, alavancar o agronegócio, a agroindústria. Tornar o Amapá autossuficiente, neste sentido, e capaz de atrair grandes investimentos para melhorar a vida do povo e a economia amapaense”, acrescentou Daniel Sebben.

Perfis

Robério Aleixo Nobre é graduado em meteorologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), bacharel em Direito pela Faculdade Estácio do Amapá (Famap). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tem experiência na área de geociências com ênfase em climatologia, atuando, principalmente, nas agendas que envolvem clima e meio ambiente, tecnologia agrícola, produção de energia, desenvolvimento regional amazônico, desenvolvimento sustentável - modelo e planejamento, climatologia agrícola e mudanças climáticas, direito ambiental, impacto e conservação ambiental.

Daniel Sebben Filho, 31 anos, nasceu em Realeza (PR) e mudou-se para o Amapá em 2012 para ser produtor de grãos. É formado em Administração de Empresas e Gestão do Agronegócio, pela Universidade Federal de Várzea Grande (MT). Em 2015, Sebben ajudou a fundar a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Amapá (Aprosoja/AP) de onde atuava ativamente no fortalecimento da produção de alimentos e na abertura de novos mercados para os produtores amapaenses.

Créditos:

Marcelo Loureiro / Secom