Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 25 de janeiro de 2021 - 17:30h
#VacinaAmapá: Mais de 1.700 profissionais de saúde serão imunizados até quarta-feira, 27
Os servidores dos Hospitais de Emergência, da Mulher, da Criança e do Adolescente e do Pronto Atendimento Infantil, que atuam na linha de frente do combate à covid-19, serão vacinados.
Por:
Foto: Philippe Gomes
A técnica em enfermagem Denyanne Duarte, 43 anos, disse que a chegada da vacina é símbolo de vitória.

Dando continuidade à vacinação dos profissionais da saúde que estão na linha de frente ao enfrentamento da covid-19, teve início nesta segunda-feira, 25, a vacinação das equipes do Hospital de Emergência (HE), Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) e Pronto Atendimento Infantil e Hospital da Criança e do Adolescente (PAI/HCA).

Os servidores estão sendo imunizados com a vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, de São Paulo, produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Hospital de Emergência

Para os 950 servidores do Hospital de Emergência, a vacinação acontece na quadra do Corpo de Bombeiros Militar, localizada em frente ao prédio do HE até quarta-feira, 27.

A unidade realiza o primeiro atendimento de casos agravados da covid-19, na Tenda de Triagem Avançada. Além disso, é a única referência no atendimento de urgência e emergência e recebe pacientes com as mais diversas patologias que também podem estar com a covid-19.

Para o médico Adenilson Silva, de 40 anos, a vacina é importante para todos que estão atuando na linha de frente do combate à doença.

“Temos que estar imunizados para que possamos ajudar e tratar as pessoas que precisam da nossa ajuda. O distanciamento mudou a minha rotina, tive que me manter afastado da minha mãe, que já é idosa, e dos meus familiares que moram comigo, essa é uma chance de que eu possa protegê-los também e não levar essa doença para casa”, explicou.

Hospital da Mulher Mãe Luzia

Na unidade foram imunizados 228 servidores e foi dada prioridade para os membros da equipe que atuam no Atendimento com Classificação de Risco, Centro de Parto Normal e enfermarias que recebem mães e bebês suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, além de servidores que possuem comorbidades e estão atuando na assistência aos pacientes.

A técnica em enfermagem Denyanne Duarte, 43 anos, e que há 21 anos trabalha na saúde estadual, explicou que a vacina é o primeiro passo para que o mundo volte ao normal.

“Estou muito feliz, estou acreditando na ciência, de que nós vamos ter um excelente resultado. Nos dá uma segurança muito grande porque estamos em uma zona de risco e já perdemos muitas vidas, a ansiedade para a chegada dessa vacina é para que não tenhamos mais perdas. É uma grande vitória para mim”, comemorou.

Pronto Atendimento Infantil e Hospital da Criança e Adolescente

As unidade cuidam do atendimento em casos em que há agravamento da doença e pela transferência do paciente para o Hospital Universitário – referência no tratamento da doença e que possui ala específica para atendimento pediátrico. Ao todo, serão imunizados aproximadamente 600 servidores que atuam nas duas unidades.

A médica pediatra Regina Bianquini, de 51 anos, acredita que a vacina é uma chance efetiva de controlar o vírus e vencer a doença.

“A vacina é muito importante, é um avanço que conseguimos e todos temos que ser vacinados. A vacina é uma recomendação médica, é o que nós temos de mais garantido, então temos que acreditar. A ciência está aqui para isso e vai dar tudo certo”, ressaltou a profissional.

Cobertura vacinal na rede de saúde

Já receberam a primeira dose da vacina CoronaVac na rede estadual de saúde, as equipes do Centro Covid-HU, Hospital Estadual de Santana (HES) e Clínicas de Saúde Mental, Unacon e Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá