terça, 24 de dezembro de 2019 - 10:22h
Terminal Rodoviário de Macapá prepara logística para atender demanda de fim de ano
Setrap emitiu ordem para que empresas disponibilizem veículos extras para atender aumento no número de passageiros durante o período festivo.
Foto: Joyce Batista/Setrap
A Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) determinou às empresas que atuam no transporte intermunicipal que disponibilizem veículos reservas durante as festas de fim de ano, quando o número de viagens e o fluxo de passageiros são maiores no Terminal Rodoviário de Macapá. Ainda não é possível estimar a quantidade da frota necessária, mas a logística adotada será semelhante à utilizada nas férias escolares, no mês de julho deste ano.

Em dias considerados normais, o Terminal dispõe de 62 veículos diariamente parar atender os 16 municípios e mais de 90 comunidades. "Nós sempre registramos uma demanda maior nesse período do ano, nas viagens do interior para a capital e vice-versa. Por isso, a Setrap emitiu uma ordem de serviço para as empresas aumentarem sua frota em conformidade com a venda de bilhetes", explicou o diretor do Departamento de Transporte da Setrap, Andrey Rêgo.

VEJA TAMBÉM: Viagens intermunicipais: fique por dentro das informações e embarque tranquilo

Além disso, os passageiros já podem usufruir de uma estrutura melhor. No local, o estacionamento foi fechado para evitar a permanência de transporte clandestino; os boxes de venda dos empreendedores e os banheiros foram reformados de forma padronizada; a claraboia foi totalmente substituída; e placas de sinalização foram inseridas para guiar os viajantes. Essas melhorias são fruto da concessão do terminal para a iniciativa privada, tornando-o mais organizado. Até setembro de 2020, serão investidos R$ 2,4 milhões.

Entre as viagens motivadas pelas datas festivas de dezembro está a de Rosane Santos dos Anjos, dona de casa, 27 anos. Moradora da Comunidade Quilombola Aporema, em Tartarugalzinho, seu destino na véspera de natal foi o município de Cutias do Araguari.

"Eu vim de Aporema fazer compras aqui em Macapá e agora vou para Cutias passar o natal perto da família, junto com meus pais", contou.

Créditos:

Arquivo/Secom