quarta, 26 de dezembro de 2018 - 09:57h
Amapá descentraliza agendamento de consultas especializadas em todos os municípios
Desde o dia 13 de novembro, as prefeituras disponibilizaram locais de agendamento; Macapá foi o último município e definiu quatro unidades do Super Fácil.
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Agendamentos podem ser feitos nas unidades do Super Fácil da zona oeste, zona norte, Beirol e Novo Buritizal

A partir desta quarta-feira, 26, os agendamentos de consultas especializadas em Macapá, podem ser feitos nas unidades do Super Fácil da zona oeste, zona norte, Beirol e Novo Buritizal, anuncia a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A responsável é a Prefeitura de Macapá que disponibilizou uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde para agendar as consultas através do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

Macapá foi a última cidade a definir o local para agendamentos de consultas especializadas. Todos os demais municípios já têm seus locais definidos desde o dia 13 de novembro. A Sesa montou um cronograma de treinamento para as equipes das prefeituras, com todos os detalhes e informações sobre o Sisreg.

“Com a marcação de consultas agora feita pelas prefeituras, o Estado do Amapá está totalmente inserido no Sistema Nacional de Regulação, pois todas possuem um local específico para agendar a consulta do paciente, sem que ele precise locomover-se até a capital”, destaca a superintendente de Atenção à Saúde, Elioneide Monteiro.

Antes, a Central de Atendimento Especializado (antigo Same), do Hospital das Clinicas Dr. Alberto Lima (Hcal), era o único local responsável pelos agendamentos dessas consultas. Dessa maneira a população dos municípios mais distantes tinham que locomover-se até a capital, quando necessitavam desse serviço.

“Com a descentralização dos locais, os usuários marcarão a consulta no próprio município e, caso não consigam a vaga na mesma hora, eles irão aguardar em uma fila de espera virtual e serão informados via telefone pela equipe da Central de Atendimento Especializado quando chegar a sua vez”, esclarece Elioneide Monteiro.

Para dar suporte ao município de Macapá, a Central de Atendimento Especializado agendará consultas até o final de janeiro de 2019. Após esse período a unidade funcionará como um Call Center e ficará responsável por entrar em contado com o usuário via telefone sobre qualquer informação a respeito do andamento das consultas especializadas.

“Vale destacar que os municípios são encarregados apenas pela definição dos locais de agendamentos dessas consultas. O quantitativo de vagas e outras demandas relacionadas a esse serviço ainda são competência do Estado”, reitera a superintendente de Atenção à Saúde.

Como agendar consulta especializada no Super fácil?

A Prefeitura de Macapá possui dentro de quatro unidades do Super Fácil, em Macapá, boxes responsáveis pelo cadastro e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento necessário para o agendamento.

Ao se dirigir a um dos boxes do Super Fácil, além do cartão do SUS, o usuário precisa ter em mãos, a Carteira de Identidade, encaminhamento médico e comprovante de residência. Para agendar consultas para terceiros, deve-se possuir até segundo grau de parentesco.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância de todos os dados do cartão do SUS estarem atualizados, principalmente o número de telefone, para que a equipe da Central de Atendimento Especializado, do Hcal, entre em contato para avisar os usuários sobre alterações nas consultas marcadas, ou quando será sua vez caso esteja na lista de espera. Essas atualizações são feitas no mesmo box que agendará as consultas.