quinta, 24 de outubro de 2019 - 18:26h
Pecuaristas conhecem alternativa sustentável para integrar lavoura, pecuária e floresta
Sistema desenvolvido pela Embrapa foi apresentado durante o Circuito TecnoAgro 28ª Feira Agropecuária de Amapá.
Foto: Philippe Gomes/Secom
Pecuarista José Roberto vai adotar medida em sua propriedade

O pecuarista José Roberto conheceu na 28ª Feira Agropecuária de Amapá, a solução sustentável que buscava para implantar em sua propriedade, no município de Amapá. O sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), além de recuperar solos degradados, é mais uma alternativa de renda.

A prática, que agradou ao pecuarista, permite, em uma mesma área, diferentes formas de obtenção de renda com lavoura, pasto e pecuária. Além disso, há sustentabilidade ambiental e econômica, pois reduz o uso de maquinários, mão de obras e fertilizantes e inseticidas, devido a maior biodiversidade que contribui para o controle de pragas. Um exemplo é a criação de gado, milho e preservação da floresta.

Essas vantagens despertaram o interesse do pecuarista. “Pretendo montar esse sistema, pois possibilita mais lucratividade, futuramente, além de ser sustentável", considera José Roberto.

O sistema foi apresentado pelo professor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Marcos Denucci. O objetivo é a interação das diferentes espécies de plantas para aproveitamento dos resíduos que servem como adubo para melhorar a fertilidade do solo.

“É uma tecnologia que apresenta bons resultados. Temos uma área experimental da Embrapa com grama e espécies arbóreas utilizando o ILPF, comprovando a eficácia”, diz o palestrante.

De acordo com Denucci, o Amapá tem potencial para utilizar essa tecnologia para desenvolvimento sustentável, indicada para solos de baixa produtividade e que perderam a fertilidade.

As oficinas continuam até sábado, 26.

Circuito TecnoAgro

O Circuito TecnoAgro é um conjunto de feiras de negócios realizadas em todos os espaços disponíveis para a exposição do potencial agropecuário do Amapá. É voltado para pequenos, médios e grandes produtores, além de instituições financeiras e de insumos que atuam no setor agrícola e da pecuária, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor produtivo por meio de ciência e tecnologia.

Créditos:

Philippe Gomes/Secom