quinta, 24 de setembro de 2020 - 17:26h
Novos veículos e equipamentos de informática são repassados aos órgãos de Segurança Pública
Valor do investimento é superior a R$ 7 milhões. As adesões fazem parte do maior pacote de segurança no Estado e vão incrementar os serviços prestados pelos órgãos do setor.
Foto: Marcelo Loureiro
Armamentos, ambulâncias, viaturas e aparelhos de tecnologia da informação tiveram investimento de aproximadamente R$ 7,1 milhões.

Os novos equipamentos e veículos entregues nesta quinta-feira, 24, fazem do parte do maior pacote investimento em segurança pública do Amapá e serão distribuídos entre as principais forças de defesa social integrada.

Adquiridos através de emenda de bancada, convênios federais e contrapartidas do Estado, os armamentos, ambulâncias, viaturas e aparelhos de tecnologia da informação tiveram investimento de aproximadamente R$ 7,1 milhões.

São mais de mil equipamentos de tecnologia e informação, como computadores, notebooks, impressoras, scanners e projetores de imagens, repassados para os órgãos de segurança logo após a solenidade de entrega.

Distribuição

• Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM-AP) recebeu 13 ambulâncias e dois veículos de grande porte para busca e salvamento (ABS), que vão permitir mais velocidade no tempo resposta para atendimento à população, totalizando quase R$ 4 milhões em investimentos.

Sete das ambulâncias são provenientes de recursos de bancada. As demais foram adquiridas com recursos do Estado. Dessas, cinco serão encaminhadas para os municípios de Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque para reforço, além de Porto Grande e Vitória do Jari, que não possuíam ambulâncias próprias.

• Polícia Militar (PM-AP)

A PM recebeu novos 210 microcomputadores completos, 44 notebooks e outros equipamentos de informática.

• Polícia Civil (PC)

A PC foi contemplada com 150 microcomputadores completos com estabilizadores e impressoras e mais dois veículos hatchs para a Investigação.

• Polícia Técnico-Científica (Politec)

A Politec adquiriu 15 novos microcomputadores completos com estabilizadores e está na expectativa de receber uma nova sede no município de Santana, cujos equipamentos do mobiliário, adquiridos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes), já estão armazenados no anexo da Sejusp, para serem entregues junto à inauguração do prédio, prevista para este ano.

• Sejusp, Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), Grupamento Tático Aéreo (GTA) e Coordenadoria de Inteligência de Operações Policiais (CIOP)

A Sejusp fez a adesão de seis novos hatchs administrativos e o Ciodes e o GTA receberam três picapes caracterizadas. Também foram recebidos pelos órgãos, e pela CIOP, equipamentos como nobreaks, estabilizadores, HD externo e projetores de imagens.

Pró-Vida

O projeto Pró-Vida, do Governo Federal, contemplou a PM, PC, CBM e a Sejusp com quatro Jeeps Renegade. Os automóveis recebidos serão destinados aos centros de reabilitação e readaptação e de atenção biopsicossocial, ou para unidades similares das corporações.

Ainda este ano, cerca de R$ 245 milhões serão investidos no Pró-Vida, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre os objetivos do programa estão a elaboração, a implementação, o apoio e o monitoramento de projetos de atenção psicossocial, saúde e segurança no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social.

Pacote de Segurança

O pacote de investimentos na segurança pública somam, aproximadamente, R$170 milhões provenientes do tesouro estadual, convênios com o Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Segurança Pública e emendas parlamentares de bancada e individuais.

Os recursos estão sendo aplicados para a reestruturação e reaparelhamento da Segurança Pública amapaense. As obras contemplam quarteis, delegacias, Ciosps, píer integrado de segurança pública, quartel marítimo e penitenciária de alta complexidade e uma de média complexidade.

As obras de Segurança Pública estão gerando cerca de mil empregos diretos e indiretos no estado e contribuíram para que o Amapá registrasse a maior queda na taxa de desemprego do Brasil

Articulações do governador Waldez e bancada federal, liderada pelo senador Davi, proporcionaram frentes de trabalho e medidas econômicas com geração de empregos e manutenção de cargos durante o período crítico da pandemia.