sexta, 19 de agosto de 2016 - 11:47h
Órgãos vão reunir para avaliar ações e definir novas estratégias de combate ao Aedes
O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto, no prédio da CVS.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS), vai promover uma reunião de avaliação das atividades do Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD) desenvolvidas no primeiro semestre deste ano. Os 16 municípios foram convidados a participar do evento que contará também com a presença de um técnico da Sala de Enfrentamento à Dengue e Microcefalia do Ministério da Saúde e a Coordenação da Atenção Básica. O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto, no prédio da CVS.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), os casos de dengue tiveram uma redução de mais de 35% até a semana epidemiológica 31, que compreende o período de 1 de janeiro a 6 de agosto de 2016.

Para a Vigilância Epidemiológica do Estado, os investimentos em ações de mobilização social estão fazendo a diferença no controle do vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, além da febre amarela urbana.

“Avaliamos que esses investimentos foram de fundamental importância para o combate e controle do Aedes. A participação da população nesse processo sempre foi nossa arma principal, mas ainda é preciso melhorar essa relação dela com o meio ambiente”, reforça Emanuel Bentes chefe da Vigilância Ambiental do Estado.

Além dos municípios, estão sendo aguardados para o evento a Coordenação de Atenção Básica e técnicos responsáveis pelo acompanhamento dos casos de microcefalia no Amapá. Juntos, farão a avaliação das atividades e dos indicadores do PECD referente ao primeiro semestre de 2016. Novas ações e estratégias a serem implantadas neste segundo semestre também serão formuladas.

A Sesa, por meio da CVS, realiza anualmente oficinas de capacitação e reciclagem para os municípios, para atualizar as informações de controle vetorial, o que envolve palestras e ações que devem ser realizadas pelos agentes de saúde e de endemias dos municípios.