Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 23 de agosto de 2016 - 09:56h
Campanha identifica dois casos positivos de hepatite em feira do Buritizal
Ao todo foram aplicadas 50 doses de vacina contra a hepatite B, e foram feitos 89 testes rápido do tipo B e C.
Por:

A Feira do Agricultor, no Bairro do Buritizal, zona sul de Macapá, recebeu as primeiras ações da Campanha de Enfrentamento às Hepatites. Ao todo foram aplicadas 50 doses de vacina contra a hepatite B, e foram feitos 89 testes rápido do tipo B e C. Dois deram reagentes. A programação continua nesta quarta-feira, 24, pela manhã.

A programação na feira aconteceu na tarde desta terça-feira, 23. A Coordenadoria de Vigilância e Saúde (CVS) em parceria com Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), também orientou a população sobre a prevenção e o tratamento da doença que afeta, principalmente, o fígado causando infecção. Os teste que deram reagentes para o vírus foram do tipo B.

O feirante Adélson Furtado Correia, de 54 anos, gostou da iniciativa em facilitar o acesso da população aos testes e vacinas. Para ele, esse tipo de ação tem que ocorre com mais frequência.

“É sempre bom saber como anda nossa saúde. Eu mesmo nunca fiz esse tipo de teste e não lembro quanto tempo fazia que eu tomei essa vacina. Foi bom por que coloquei tudo em dia”, disse.

Já o enfermeiro Florinaldo Pantoja, um dos coordenadores da campanha, destacou a receptividade da população e os cuidados tomados com os testes que deram positivos. “Os dois homens que os testes deram reagente foram logo encaminhados para a Unidade Básica de Saúde Lélio Silva para realizarem exame de sorologia. Amanhã a campanha continua na feira do pescado, a partir das 9 horas”, adiantou.

 

A doença

A hepatite é uma doença grave que causa inflamação no fígado. Ela pode se apresentar na forma grave, quando os sintomas já estão avançados, ou na forma branda, quando o vírus é logo detectado e combatido. As variações do vírus podem ser A, B, C, D e E, esse último é mais frequente na África e na Ásia.

Os sintomas podem ser: tontura ou ânsia de vômito, pele e os olhos amarelados (icterícia), urina escura e as fezes mais claras.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá