Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 29 de fevereiro de 2016 - 15:12h
Sesa discute reforço da rede de atendimento à saúde mental
O principal objetivo da retomada do grupo é fortalecer os serviços e qualificar os profissionais que estão na linha de frente do atendimento.
Por:
Reunião ocorrida hoje, 29, entre dirigentes de unidades de saúde, discutiu a retomada do Grupo Condutor da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). O encontro foi promovido pela Coordenação Estadual de Saúde Mental e envolveu representantes do Hospital de Emergência (HE), Hospital da Criança, Maternidade Mãe Luzia, Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Saúde Prisional, Fórum Estadual de Saúde Mental e Atenção Básica.

Na ocasião, foi apresentado um panorama estatístico da saúde mental no Estado. Para Rileny Mascarenhas, coordenadora estadual da Saúde Mental, o principal objetivo da retomada do grupo é fortalecer os serviços e qualificar os profissionais que estão na linha de frente do atendimento. "Essa reunião é importante, pois tentamos estabelecer uma articulação entre as unidades que trabalham com a saúde mental e os demais serviços de saúde. Traçamos diretrizes de monitoramento e preparo dos profissionais, buscando oferecer um serviço cada vez mais humanizado" pontuou.

 

Suicídio

Rileny chamou, ainda, a atenção para os casos de depressão seguidos de suicídio. "No Amapá, temos muitos registros de suicídio em decorrência da depressão, mas isso é possível ser evitado, buscando constantemente melhorias no atendimento", disse.

A Raps foi instituída em 2011, por meio da portaria Nº 3.088, com a finalidade de criação, ampliação e articulação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e também aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá