terça, 01 de março de 2016 - 11:55h
Pesquisadores descobrem nova espécie de anfíbio no Amapá
Estudos desenvolvidos por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) resultaram na descoberta de uma nova espécie de anfíbio no Amapá. As pesquisas foram realizadas entre os anos de 2011 e 2016. Estudiosos da Guiana Francesa e de outros institutos estrangeiros também participaram da descoberta.

De acordo com os pesquisadores, o novo tipo de perereca denominada Hypsiboas Diabólicos, foi encontrada nos municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão e no território guianense.

O pesquisador do Iepa, Jocivaldo Lima, explica que os estudos começaram especificamente em um grupo de pererecas da espécies chamada de Hypsiboas greographica. Segundo ele, os pesquisadores compararam vários dados e, principalmente, a genética do animal que se diferenciou das espécies pertencentes ao mesmo grupo. “O curioso é que os estudos mostram que a perereca Hypsiboas Diabólicos, pertencente ao mesmo grupo dos anfíbios que pesquisamos, se diferencia principalmente na pigmentação da cor que é mais avermelhada e no corpo que é menor além da genética”, detalhou.

As pesquisas foram lideradas por institutos brasileiros e estrangeiros. “Após a conclusão dos estudos, os pesquisadores publicaram os resultados na revista internacional zootaxa. Agora podemos divulgar essa nova descoberta para o Brasil e a França”, finalizou Jocivaldo.