Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 24 de maio de 2022 - 17:23h
Governo do Amapá orienta municípios para otimizarem o uso da vacina BCG
Medida atende orientação do Ministério da Saúde para evitar o desperdício do imunizante que está em falta no Brasil.
Por:
Foto: Arquivo/Sesa
Amapá conseguiu atender 100% da demanda de distribuição para abastecimento dos município no mês de maio.

Devido ao baixo estoque de vacinas BCG a nível nacional, desde o dia 29 de abril, o Ministério da Saúde (MS) orienta os estados brasileiros para o uso racional do imunizante, que vai durar por 7 meses.

Diante da situação, o Governo do Amapá sugere aos municípios realizar o agendamento das aplicações de doses de BCG, para evitar perdas técnicas. A medida não se aplica a casos excepcionais, a exemplo da população que se desloca do interior do estado para as salas de vacina e precisa ser atendida.

Até a rotina de maio, o Amapá conseguiu fornecer 100% de vacinas previstas para os municípios, pois o estado ainda tinha reserva técnica referente ao mês de abril no estoque. A redução deve acontecer a partir do mês de junho.

“A ideia é que cada sala de vacina no Amapá tenha seu dia da semana para aplicação das doses e evite o desabastecimento”, explica a coordenadora de Imunização do Amapá, Angélica Oliveira.

A BCG é indicada para crianças recém-nascidas ou até 4 anos de idade, não vacinadas anteriormente. O imunizante protege contra a tuberculose.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá