Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 29 de fevereiro de 2016 - 15:15h
Caravana Amapá Afro promove ações de cidadania em comunidades quilombolas
Projeto envolve várias pastas do governo e parceiros que desenvolvem políticas públicas para os povos afrodescendentes.
Por:
Com objetivo de oferecer ações de cidadania para comunidades quilombolas do Estado, a Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro) criou a Caravana Amapá Afro. Esse projeto envolve várias pastas do governo e parceiros que desenvolvem políticas públicas para os povos afrodescendentes.

A primeira ação aconteceu no último fim de semana na comunidade do Santo Antônio da Pedreira. Na oportunidade mais de 300 atendimentos entre assistência jurídica, expedição da Carteira de Identidade e cartão do SUS, orientação profissional, segurança no trabalho e cadastro do trabalhador foram realizados.

A secretária da pasta, Núbia de Sousa, explicou que o projeto faz parte da Lei Amapá Afro. Segundo ela, a intenção da Seafro é desenvolver ações e trabalhos que possam reduzir as desigualdades raciais para a população negra, afrodescendente e quilombola. “O foco principal é construir um novo e mais efetivo ciclo de desenvolvimento social justo e inclusivo para essas pessoas. Além de garantir melhoria para vida dessas pessoas e assegurar os seus direitos constitucionais de cidadãos”, disse.

De acordo com o planejamento da Seafro, a próxima comunidade a receber atendimentos será no município de Laranjal do Jari. “Estamos fazendo valer a promessa do governador que é cuidar das pessoas. Quanto mais amigos e parceiros tivermos mais grandioso será esse projeto. A intenção é visitarmos todas as comunidades afros do Estado”, afirmou.

A Caravana Amapá Afro conta com apoio de diversas secretarias e instituições públicas como a Defensoria Pública do Amapá (Defenap), Siac Super Fácil e Secretaria de Estado do Trabalho (Sete).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá