sexta, 26 de fevereiro de 2016 - 15:50h
Ação mobiliza municípios do Amapá contra o Aedes aegypti
A ação faz parte do planejamento da Sala de Situação, coordenada pela Sesa.
Por: Da Redação
Neste sábado, 27, a Sala Estadual de Situação realiza o “Dia D” de combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya, zika vírus e a febre amarela urbana. A ação faz parte do planejamento da Sala de Situação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que estabeleceu o último sábado de cada mês para o trabalho simultâneo nos 16 municípios do Amapá.

O Governo do Estado mobilizou cerca de 500 pessoas, entre civis e militares, para ajudar as prefeituras neste sábado, quando, juntamente com os agentes de endemias, servidores dos municípios e voluntários, vão conscientizar e orientar os moradores a identificar, eliminar e evitar criadouros do Aedes.

Nesta sexta-feira, 26, na capital e no interior, os voluntários passam por capacitação para que possam fazer as visitas para inspecionar os imóveis e orientar a população para que possa cuidar corretamente dos quintais e tomar todas as precauções para evitar a proliferação do vetor.

A Sala Estadual de Situação tem reuniões semanais com a participação Governo do Estado, Ministérios Públicos Estadual e Federal, Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Assembleia Legislativa, Exército, Marinha, todas as prefeituras, além de parceiros como a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio-AP), Banco do Brasil, Correios, Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), entre outros. As reuniões acontecem semanalmente, com avaliações do que foi deliberado na semana anterior e planejamento para a semana seguinte.

Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque, por concentrarem a maior parte da população e por apresentarem maior incidência de casos provocados pelo Aedes, recebem atenção especial no planejamento. Em Macapá, o Dia D acontece no bairro Santa Inês, com concentração na praça do bairro, ao lado do ginásio de esportes. Já em Santana, o trabalho será realizado no bairro Igarapé da Fortaleza.